Relendo o último capítulo de Understanding media. Um tributo a Marshall McLuhan no centenário de seu nascimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p3-18Palavras-chave:
Marshall McLuhan, Teoria da Media, Sociedade em Rede, Tecnopoder.Resumo
O artigo examina os argumentos de Marshall McLuhan no último capítulo de seu livro Understanding Media, relativos ao impacto da tecnologia da informação na organização social. Escritos há cinqüenta anos, esses argumentos revelam, hoje, com a realização da sociedade em rede, seu valor pleno, contribuindo para um verdadeiro “Renascimento McLuhan”. Em específico, o ensaio aponta que McLuhan não era absolutamente otimista ou entusiasta em relação à revolução digital, mas sim, pelo contrário, expressava uma profunda preocupação sobre o poder crescente da tecnologia. Essa visão do mundo coloca emrelação as reflexões de McLuhan com as teorias de autores contemporâneos tais como Lanier, Carr e Schirrmarcher.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.