Periódicos brasileiros de saúde pública – a questão do financiamento

  • Angela Maria Belloni Cuenca Faculdade de Saúde Publica - USP
  • Daisy Pires Noronha Escola de Comunicações e Artes da USP
  • Helene Mariko Ueno Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
  • Keilla M. Kobayashi Faculdade de Saúde Pública da USP
Palavras-chave: Apoio à Pesquisa, Financiamento, Artigos de Revista, Periódicos científicos, Avaliação, Saúde Pública, Pesquisa, Pesquisadores, Indicadores de produção científica

Resumo

Estudo descritivo baseado nas revistas especializadas em saúde pública indexadas na base LILACS, em 2009. Trata da identificação das fontes de financiamento dos periódicos (22)  e da produção dos artigos por eles gerados (1529),  no ano de 2008. A maioria das revistas de saúde pública conta com algum tipo de financiamento de órgãos federais para sua publicação e cerca 30% dos artigos publicados citam financiamento à pesquisa ou bolsa de pesquisador. O CNPq e a Capes se consagram como as agências que mais concederam auxílio financeiro para produção  de revistas. Quanto às fontes de ajuda financeira internas, as revistas têm-se valido de assinaturas, venda de números avulsos e despesas de custo da publicação, entre outras. É possível o acesso aberto ao conteúdo das revistas possam ter refletido em diminuição das assinaturas pagas, o que pode ter repercutido negativamente em suas receitas. Estudos sobre as agências financiadoras para a publicação das revistas científicas brasileiras e para o desenvolvimento de pesquisas permitirá estabelecer relação entre financiamento e qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Belloni Cuenca, Faculdade de Saúde Publica - USP
Doutora em Saúde Pública. Docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) da área Saúde, Ciclo de Vida e Sociedade.
Daisy Pires Noronha, Escola de Comunicações e Artes da USP
Doutora em Saúde Pública. Docente do Departamento de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP
Helene Mariko Ueno, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Doutora em Saúde Pública. Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
Keilla M. Kobayashi, Faculdade de Saúde Pública da USP
Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP. Assistente Editorial da Revista de Saúde Pública
Publicado
2011-12-09
Como Citar
CUENCA, A. M.; NORONHA, D.; UENO, H.; KOBAYASHI, K. Periódicos brasileiros de saúde pública – a questão do financiamento. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, n. 2, p. 101-110, 9 dez. 2011.
Seção
Artigos