Acesso Aberto às Publicações Científicas: vantagens, políticas e advocacy
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p160-177Palavras-chave:
Acesso aberto, Publicação científica, Repositório institucional, Advocacy, Normas científicas.Resumo
O movimento de Acesso Aberto (AA) entende os modos de AA de disseminar a pesquisa científica como o futuro da comunicação científica. Os proponentes deste movimento têm, nos últimos 10 anos, realizado pesquisa sistemática para demonstrar como o AA pode sensivelmente beneficiar pesquisadores, instituições e, também, a sociedade. Ainda assim, o número de artigos de pesquisa depositados nos repositórios institucionais (RIs) se mantém relativamente baixo (não mais que 15% do total de publicações), possível reflexo de preocupações e mitos em torno do AA que contradiz sua realidade. As políticas de AA têm sido introduzidas em vários níveis para encorajar a adesão de pesquisadores às práticas nesse âmbito, mas pode haver outras dimensões culturais e institucionais que interfiram na efetividade destas práticas. Ao abordar aspectos destes fenômenos, este trabalho finaliza com uma discussão em torno da promoção – advocacy, no inglês – de AA nas organizações, e se esta deveria ser a jusante, na forma de campanhas informacionais, ou a montante, na forma de ações dos órgãos de gestão. Procuramos, assim, contribuir com a discussão destas questões na esfera de AA, trazendo dentro do debate elementos da literatura da sociologia da ciência e da teoria de comportamento nas organizações que possibilitem elucidar alguns aspectos da postura de pesquisadores diante o AA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.