Vila Tibério: um patrimônio da cidade em transformação. Documentação fotográfica e a Organização da Informação a partir do acervo do Jornal da Vila de Ribeirão Preto – a memória mensal de uma cidade

Autores

  • Elaine Marcussi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP.
  • Sílvia Maria do Espírito Santo Docente da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p189-207

Palavras-chave:

Fotografia, Vila Tibério, Jornal da Vila, Ciência da Informação, Base de dados

Resumo

Este artigo visa estudar as raízes de um bairro da cidade de Ribeirão Preto, a Vila Tibério, através do estudo do acervo fotográfico do Jornal da Vilasob a responsabilidade do jornalista Fernando Braga. A proposta apresentada baseia-se no desenvolvimento de uma base de dados informatizada a partir deste acervo, que garanta, do ponto de vista documentário, o devido tratamento ao mesmo. Bem como proporciona uma aproximação do curso de Bacharelado em Ciências da Informação e da Documentação com a história e comunidade locais, a fim de garantir a continuidade do tratamento ao acervo documental fotográfico da Vila Tibério. Além disso, acompanha a construção do Centro de Documentação e Memória da Vila Tibério. A metodologia contemplou a utilização de bibliografia produzida por áreas do conhecimento tangentes aos campos da Ciência da Informação tais como: História, História Oral, Estudos Culturais e Ciências Sociais no sentido de aplicar, no momento da análise dos documentos fotográficos, todo o conhecimento acumulado que pudesse contribuir para elucidar-lhes o significado, as lacunas deixadas pelo tempo possíveis de serem interpretados a partir dos documentos. O software proposto para a construção da base de dados do acervo fotográfico da Vila Tibério foi o software livre PostgreSQL, que, além de gratuito é bastante eficiente no que se refere a gestão de acervos fotográficos e capaz de disponibilizá–los via rede mundial de computadores (Internet).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Marcussi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP.

Mestranda do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica sob orientação da Profª Drª Luciana Barizon Luchesi, dentro da Linha de Pesquisa : Estudos sobre a Conduta, a Ética e a Produção do Saber em Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, Bacharel em Ciências da Informação e Documentação pela Faculdade de Filosofia e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Cuja atuação baseia-se mais fortemente no Tratamento Documental - Acervo Audiovisual e Linguistica - Análise do Discurso de filiação francesa - Mídia Eletrônica, Sujeito do Discurso, Discursividade, Ideologia e Memória . O projeto de Mestrado em desenvolvimento relaciona-se ao Tratamento Documental Textual e Imagético, em especial, o relacionado a Imprensa Escrita à época. O embasamento teórico fundamenta-se principalmente nos teóricos Fernando Porto, Rafael Souza Silva, Antonio Vicente Seraphim Pietroforte e Pierre Bourdieu.

Sílvia Maria do Espírito Santo, Docente da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Júlio de Mesquita, campus de Marília – UNESP/SP.Docente do curso de Ciências da Informação e Documentação e Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto – USP/SP.

Downloads

Publicado

2011-12-12

Como Citar

MARCUSSI, E.; ESPÍRITO SANTO, S. M. do. Vila Tibério: um patrimônio da cidade em transformação. Documentação fotográfica e a Organização da Informação a partir do acervo do Jornal da Vila de Ribeirão Preto – a memória mensal de uma cidade. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 189-207, 2011. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v2i2p189-207. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42360. Acesso em: 25 nov. 2020.

Edição

Seção

Relato de Experiência