Pós-fenomenologia e Ciência da Informação: aportes epistêmicos para acesso ao conhecimento

Autores

  • Márcia Feijão de Figueiredo Colégio Pedro II. Mestre pelo PPGCI do IBICT/UFRJ-Facc.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i1p21-35

Palavras-chave:

Pós-Fenomenologia, Fenomenologia, Informação imagética

Resumo

Apresenta estudos preliminares sobre o uso da Pós-Fenomenologia na Ciência da Informação, fundamentando o acesso ao conhecimento fornecido pela informação imagética produzida por tecnologias e disponibilizada na web. Descreve os principais elementos que ajudaram a desenvolver essa escola de pensamento e os autores da Fenomenologia que contribuíram para o seu desenvolvimento teórico, Husserl e Merleau-Ponty. Analisa o autor Don Ihde, um dos mais apontados na literatura sobre Pós-Fenomenologia e sua importância para os estudos que relacionam o acesso ao conhecimento mediado na relação homem-tecnologia-mundo, sobretudo numa perspectiva visual dentro da ciência. Aponta abordagens possíveis para estudos futuros que envolvam o uso de tecnologias de comunicação e informação (TICs) e o compartilhamento de informações imagéticas na web

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Feijão de Figueiredo, Colégio Pedro II. Mestre pelo PPGCI do IBICT/UFRJ-Facc.
    Bibliotecária no Colégio Pedro II, na Unidade São Cristovão. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ-Facc.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FIGUEIREDO, Márcia Feijão de. Pós-fenomenologia e Ciência da Informação: aportes epistêmicos para acesso ao conhecimento. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 3, n. 1, p. 21–35, 2012. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v3i1p21-35. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42367.. Acesso em: 18 abr. 2024.