Necessidades de Informação e Satisfação: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
Palavras-chave: Necessidades de informação, Satisfação dos usuários, Usuários da informação, Centros de informação

Resumo

O presente trabalho tem como condição problematizadora uma questão que pode ser discutida a partir da seguinte pergunta: como se dá a relação entre necessidades de informação e satisfação dos usuários, considerando, em caráter particular, a atuação dos centros de informação? Tem como objetivo refletir, num primeiro plano sobre necessidades de informação e satisfação de usuários de forma particularizada e, num segundo plano, conceber as relações entre necessidades de informação e satisfação dos usuários contemplando perspectivas de atuação/relação entre centros de informação e usuários. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória por meio de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que as necessidades de informação e o processo de satisfação dos usuários tem sido muito avaliados do ponto de vista tradicional (físico) e cognitivo, sendo necessário atentar para a construção de uma concepção do paradigma sócio-cognitivo e interacionista no âmbito das necessidades e satisfação que contribua para uma autonomia dos usuários da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador do Projeto Modelo de Biblioteca Escolar (PMBE). Coordenador do Projeto de Monitoria em Epistemologia, Metodologia da Pesquisa e Estudo de Usuários (EUMEP).Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos teóricos, históricos, filosóficos e epistemológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação contemplando estudos sobre identidade, interdisciplinaridade, entre outros. Trabalha ainda com projetos sociais, especialmente a partir das bibliotecas escolares, comunitárias e populares, interagindo com diversos movimentos sociais e comunitários e concebendo suas concepções sociais, educativas e culturais. Tem atuado no ensino e pesquisa com projetos, disciplinas, palestras e cursos no contexto da ciência e metodologia da pesquisa. Apresenta também estudos e reflexões sobre usuários da informação.
Publicado
2012-12-13
Como Citar
Carvalho Silva, J. (2012). Necessidades de Informação e Satisfação: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação. InCID: Revista De Ciência Da Informação E Documentação, 3(2), 102-123. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i2p102-123
Seção
Artigos