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Necessidades de Informação e Satisfação: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação

Jonathas Luiz Carvalho Silva

Resumo


O presente trabalho tem como condição problematizadora uma questão que pode ser discutida a partir da seguinte pergunta: como se dá a relação entre necessidades de informação e satisfação dos usuários, considerando, em caráter particular, a atuação dos centros de informação? Tem como objetivo refletir, num primeiro plano sobre necessidades de informação e satisfação de usuários de forma particularizada e, num segundo plano, conceber as relações entre necessidades de informação e satisfação dos usuários contemplando perspectivas de atuação/relação entre centros de informação e usuários. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória por meio de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que as necessidades de informação e o processo de satisfação dos usuários tem sido muito avaliados do ponto de vista tradicional (físico) e cognitivo, sendo necessário atentar para a construção de uma concepção do paradigma sócio-cognitivo e interacionista no âmbito das necessidades e satisfação que contribua para uma autonomia dos usuários da informação.

Palavras-chave


Necessidades de informação; Satisfação dos usuários; Usuários da informação; Centros de informação

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i2p102-123

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USP - Universidade de São Paulo

FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

BCI - Biblioteconomia e Ciência da Informação

ISSN Eletrônico 2178-2075

Qualis/CAPES 2015:

  • B1 - Comunicação e Informação
  • B3 - Artes/Música
  • B4 - Interdisciplinar
  • B4 - Sociologia
  • B4 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo