Luciano Floridi e os problemas filosóficos da informação: da representação à modelização

  • Maria Nelida Gonzalez de Gómez Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação- UFRJ:IBICT
Palavras-chave: Filosofia da informação, Floridi, Informação, Informação semântica, dados

Resumo

No contexto da reconstrução crítica das concepções atuais acerca do conhecimento e da informação, este trabalho analisa  a abordagem de Floridi dessa questão, através de seu mapa de problemas da Filosofia da Informação. Foram utilizados outros textos do autor, como o mapa da informação semântica, quando ajudavam a esclarecer seu ponto de vista.   Considera-se que a opção pelo construtivismo, a subordinação da epistemologia à filosofia da informação e a rejeição da associação da informação com a  representação, formam parte do esforço do autor para sustentar que a validação do conhecimento depende da  informação, sendo que a validade da informação depende  de processos de modelização baseados em dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nelida Gonzalez de Gómez, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação- UFRJ:IBICT
Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade, em Convênio com o IBICT (1982), graduada em Filosofia pela Universidad Nacional del Litoral, hoje Universidad Nacional de Rosario, Argentina . Aposentada desde junho de 2010, segue colaborando em atividades docentes em Programas de Pós -graduação em Ciência da Informação . Na pesquisa, atua nos grupo de Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade (lider). Orientadora de mestrado e Doutorado, tem orientado um número significativo de mestres e doutores em Ciência da Informação, e sido supervisora de estágios de pós-doutorado, na mesma área. Pesquisas e publicações abordam questões epistemológicas da informação e da documentação, sua manifestação na produção, legitimação e aferimento da validade do conhecimento científico e outros modos de conhecimento, assim como as condições sociais e políticas de sua constituição e suas possíveis consequências.
Publicado
2013-06-17
Como Citar
GONZALEZ DE GÓMEZ, M. Luciano Floridi e os problemas filosóficos da informação: da representação à modelização. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 4, n. 1, p. 3-25, 17 jun. 2013.
Seção
Artigos