Dispositivos de memória para informação jurídica: análise de procedimentos de indexação

Autores

  • Márcia Ivo Braz Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i1p87-106

Palavras-chave:

Organização da informação, Políticas de indexação, Informação jurídica.

Resumo

A Ciência da Informação é interdisciplinar, e estabeleceu ligações com diversas áreas, especialmente a memória, uma vez que o surgimento dos registros do conhecimento e a necessidade de organização e acesso à informação resultaram nos chamados lugares de memória, onde se constituíram práticas para conservação, acesso e disseminação dos registros. Assim, organização e representação do conhecimento guardam compromisso com a recuperação, o acesso e a apropriação da informação. Além disso, enquanto dispositivos de memória, permitem que a área ou a comunidade discursiva possam ser compreendidas e reconstituídas, o que aplicado às instituições que lidam com o Direito pode ter efeitos mais abrangentes no sentido do exercício da cidadania, promoção do acesso às informações aos cidadãos, entre outros. O objetivo geral deste trabalho foi verificar quais os procedimentos adotados para a indexação da informação jurídica e como isso poderia ser refletido em uma política de indexação. Como o conceito de informação jurídica é muito amplo, delimitou-se o espectro da pesquisa para jurisprudência, legislação e doutrina, investigando-se três instituições: Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco e Faculdade de Direito do Recife. A pesquisa foi caracterizada como exploratória, sendo realizada uma revisão de literatura acerca da organização do conhecimento e memória, políticas de indexação e informação jurídica. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, além da observação nas instituições. A partir das observações in loco e análise das respostas ao questionário, foi possível elencar elementos que podem ser refletidos em uma política de indexação para informação jurídica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Ivo Braz, Universidade Federal de Pernambuco
    Bibliotecária, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco.
  • Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UFPE.

Downloads

Publicado

2013-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BRAZ, Márcia Ivo; PINHO, Fabio Assis. Dispositivos de memória para informação jurídica: análise de procedimentos de indexação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 4, n. 1, p. 87–106, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i1p87-106. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/59103.. Acesso em: 18 abr. 2024.