Investigando as Interações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem por meio da Análise de Redes Sociais

Autores

  • Helena Célia de Souza Sacerdote Universidade de Brasília
  • Jorge Henrique Cabral Fernandes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i1p129-146

Palavras-chave:

Interações Sociais. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Análise de Redes Sociais.

Resumo

Este artigo analisa as interações entre os indivíduos participantes do Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizado como apoio às aulas presenciais de graduação, o Sistema Aprender da Universidade de Brasília. Analisa também o uso dos recursos disponibilizados no ambiente. A análise utilizou os dados das atividades dos usuários na troca de mensagens nos fóruns de discussões por meio do método exploratórios de Análise de Redes Sociais e utilizou também, os arquivos de registros de atividades individuais gerados pelo ambiente. Os resultados demonstram que as interações nos fóruns de discussão ocorreram somente entre os alunos, o que se atribui à modalidade de ensino. Os alunos mais centrais permaneceram nessa posição ao longo da disciplina. Houve similaridade nas interações dos indivíduos proeminentes. O uso dos recursos do ambiente pelos alunos mais proeminentes foi superior aos demais da turma, embora o aluno que mais utilizou os recursos não tenha sido o mais proeminente. O emprego da análise das interações e do uso de recursos no AVA como informações estratégicas para a avaliação de classes e indivíduos pode favorecer a projeto de ambientes adequados para o atendimento da necessidade do usuário no processo de ensino e aprendizagem em ambientes apoiados pelas tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helena Célia de Souza Sacerdote, Universidade de Brasília
    Doutoranda e Mestra (2013) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB/DF). Especialista em Design Instrucional pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá-MG, 2012). Especialista em Educação a Distância (SENAC/DF, 2009). Especialista em Gestão da Comunicação e Marketing Institucional (UCB/RJ, 2008). Graduada em Processamento de Dados (UniSAL/SP). Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia - ES. Cursos de extensão: Construção de redes de aprendizagens colaborativas - CREAP (UnB/DF), "Formação de Professores para atuarem em ambiente virtual" (UCB/DF), "MOODLE para professores" (UniCEUB), "Capacitação em Autoria de Materiais Didáticos em EaD" (UniCEUB). Atuou como professora tutora da disciplina Informática Básica no curso de Licenciatura em Geografia na UAB/UnB, como tutora da disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola no curso de Licenciatura em Música na UAB/UnB, tutora do curso de extensão em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas (SENAD/MEC/CEAD-UnB/PRODEQUI) e tutora da disciplina Metodologia da Pesquisa no curso de Bacharelado em Administração na UAB/UnB-DF e tutora da disciplina Trabalho de Curso no curso de Bacharelado em Administração na UAB/UnB-Região Norte - Ji-Paraná-RO. Professora de Mídias Sociais No UniCEUB-DF.
  • Jorge Henrique Cabral Fernandes, Universidade de Brasília
    Jorge Fernandes é Doutor (2000) e Mestre (1992) em Ciência da Computação pela UFPE. Especialista em Engenharia de Sistemas (1988) e graduado em Ciências Biológicas (1986) pela UFRN. É docente do Departamento de Ciência da Computação (CIC) do Instituto de Ciências Exatas, da Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Faculdade de Ciência da Informação e da Pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) do Instituto de Ciências Exatas, na UnB. É coordenador do Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações 2012/2014 (CEGSIC), realizado em parceria com o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR). É membro do Núcleo de Futuros da UnB. Atua em estratégia, planejamento, gestão e educação em segurança da informação, segurança e defesa cibernéticas. Emprega métodos e técnicas da engenharia de software, da programação e da comunicação entre computadores, da engenharia de sistemas, da análise de redes sociais, da educação e dos estudos sobre o futuro. Foi presidente do Conselho de Informática da Universidade de Brasília. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Estado Maior do Exército. Trabalhou como Analista de Sistemas e Docente na UFRN, foi Consultor da FAO, Qualiti Software Processes, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Foi professor de graduação e pós-graduação em variadas disciplinas da Ciência da Computação e da Ciência da Informação. Foi coordenador de 4 (quatro) edições de cursos de especialização em Gestão da Segurança da Informação, coordenando a formação de mais de 200 especialistas na área. Possui 24 trabalhos publicados em anais de eventos. Produziu e (ou) organizou livros, nos temas do ciberespaço, da segurança da informação e da segurança cibernética. Desenhou e implementou mais de 15 software, em plataformas web, de televisão digital e para celulares, especialmente na plataforma Java. Orientou 5 dissertações de mestrado, 53 monografias de conclusão de especialização e 25 monografias de graduação. Orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. É coordenador do Grupo de Pesquisa GESIC - Segurança da Informação e Defesa Cibernética, registrado no CNPq. É sócio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e da World Future Society (WFS).

Downloads

Publicado

2013-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Investigando as Interações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem por meio da Análise de Redes Sociais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 129–146, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i1p129-146. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/59105.. Acesso em: 28 mar. 2024.