CrossRef, DOI (Digital Object Identifier) and services: a comparative study Brazil/Portugal

  • Edilson Damasio Doutorando em Ciência da Informação UFRJ/IBICT. Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: CrossRef, DOI-Digital Object Identifier, CrossCheck, Comunicação científica, Brasil-Portugal

Resumo

Introdução

O CrossRef é uma associação de editores e instituições que publicam na Internet e que necessitam registrar seu conteúdo através de identificadores únicos (Handle systems) e serviços com metadados e sua interoperabilidade. Conta com diversos serviços de links persistentes e metadados. Apresenta o objetivo e finalidade do CrossRef, e seus principais serviços: é o principal agente do DOI-Digital Object Identifier (63 milhões), Cited-By Linking, CrossCheck. Os serviços do CrossRef são utilizados pelas principais Editoras científicas, Sociedades científicas e Universidades do mundo, e também projetos de Acesso Aberto, como o SciELO e institucionalmente pela UEM, Brasil, pioneira na américa-latina, como instituição isolada, em metodologia para ativação de DOIs em grande quantidade. O estudo é comparativo das principais instituições/editores/associações Luso-brasileiras que tem DOIs ativos. O objetivo do estudo é mostrar os principais números na utilização de DOIs no Brasil, comparando-os com Portugal.

 

Metodologia

Estudo qualiquantitativo com análise de dados do CrossRef e seus serviços, com apresentação de resultados numéricos de correlação entre Brasil e Portugal. Mostra também qual o funcionamento básico dos procedimentos de registros DOIs, sistema CrossCheck.

 

Resultados e Discussão

Número de usuários no Brasil e Portugal (instituições/editoras/ sociedades/universidades) 101 membros, classificados como Publishers. O projeto SciELO Brasil é o maior depositário sul americano. Portugal tem um número muito pequeno de associados e utilizadores dos serviços.

Os serviços são necessários para as publicações em Acesso Aberto. A utilização do registros DOIs e seus links é essencial para o aumento da visibilidade, devido sua interoperabilidade em diversas base de dados de acesso aberto ou fechado e também um dos critérios para avaliação de indexação de novos periódicos nas plataformas Scopus e Web of Science.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-20
Como Citar
DAMASIO, E. CrossRef, DOI (Digital Object Identifier) and services: a comparative study Brazil/Portugal. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 4, n. 2, p. 126-142, 20 dez. 2013.