Integração de informação e interoperabilidade: o Repositório Institucional como suporte à gestão da investigação na Universidade de Aveiro

Autores

  • Ana Bela Martins Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Bella Nolasco Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Diana Silva Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i2p202-211

Palavras-chave:

Repositórios, Auto arquivo, Interoperabilidade, Informação científica

Resumo

 

A estratégia global de gestão de informação da Universidade de Aveiro prevê um conjunto de sistemas interoperáveis entre si e com outros sistemas externos, de forma a permitir uma racionalização de processos, a assegurar uma adequada gestão de informação e a promover a visibilidade da investigação produzida na instituição. O Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA) é uma peça central neste âmbito, tendo sido identificados, no decorrer do desenvolvimento do sistema, um conjunto de funcionalidades fundamentais para tornar ágil o processo de auto depósito de publicações por parte dos autores e para permitir a integração de informação com outros sistemas. São descritas algumas destas funcionalidades e destacados os desafios.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

MARTINS, Ana Bela; NOLASCO, Bella; SILVA, Diana. Integração de informação e interoperabilidade: o Repositório Institucional como suporte à gestão da investigação na Universidade de Aveiro. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 4, n. 2, p. 202–211, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i2p202-211. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/69328.. Acesso em: 20 abr. 2024.