Organização de acervo fotográfico histórico: proposta de descrição

  • Renata Cardozo Padilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lígia Maria Arruda Café Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Acervo fotográfico histórico. Museu. Documentação museológica. Organização da informação. Metadados.

Resumo

Reflexão a respeito da construção de uma proposta de descrição para fotografias históricas salvaguardadas em acervo de museus, por meio de um conjunto de metadados que atenda as necessidades informacionais do pesquisador. Apresenta questões relacionadas com o museu, a documentação museológica, a organização da informação, metadados e descrição de acervos fotográficos históricos para conceituar a proposta. Como metodologia, elaborou-se, com base em dois modelos, uma ficha documental para servir de ferramenta na inserção dos metadados. Por meio da análise das fichas de catalogação de acervos fotográficos históricos dos Museus de Imagem e Som do sul e sudeste do Brasil e de consulta à bibliografia especializada, constituiu-se o conjunto de metadados para descrição de fotografia histórica. Espera-se com a criação da proposta contribuir para que os museus venham ocupar cada vez mais seu papel como entidades de pesquisa, por meio da organização do seu acervo e da valorização dos objetos enquanto fonte de informação. Conclui-se que a fotografia histórica salvaguardada pelos museus é uma fonte de informação para a pesquisa científica e que para tanto deve ser descrita de forma que atenda o previsto pelo sistema de documentação museológica que visa identificar às características informacionais intrínsecas e extrínsecas do objeto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cardozo Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: museus, documentação museológica, sistematização e disponibilização de acervos, ação educativa, expografia, acervo fotográfico e memória. Em 2009/2 a 2010/1 realizou Mobilidade Acadêmica na cidade de Évora, Portugal, através do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. 
Lígia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Lingüística - Université Laval Canadá (1999). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Terminologia (Lingüística), atuando principalmente em temas relacionados com organização e representação do conhecimento e informação. 
Publicado
2014-03-25
Como Citar
Padilha, R., & Café, L. M. (2014). Organização de acervo fotográfico histórico: proposta de descrição. InCID: Revista De Ciência Da Informação E Documentação, 5(1), 90-111. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i1p90-111
Seção
Artigos