O Papel do Bibliotecário de Referência na Construção do Letramento Informacional Acadêmico: uma Prática Intersetorial e Interdisciplinar

Autores

  • Fabiana Pereira Santos Centro Universitário Una
  • Lucilia Regina de Souza Machado Centro Universitário Una

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i2p142-163

Palavras-chave:

Intersetorialidade, Interdisciplinaridade, Letramento informacional acadêmico, bibliotecário, Alunos de graduação

Resumo

Este relato de experiência aborda prática interdisciplinar e intersetorial exercida por bibliotecários, professores e graduandos na busca da construção do letramento informacional acadêmico na vivência universitária, mais especificamente da busca do domínio de capacidades para desvendar o universo informacional acadêmico. Ela focaliza, especialmente, a atividade e o saber-fazer de bibliotecários de referência tendo em vista tornar essa prática parte integrante do conjunto de outras que buscam ajudar e incentivar os graduandos a serem sujeitos criativos, autônomos e críticos. Esse é um desafio fundamental posto pela sociedade contemporânea ao qual a universidade deve responder. Ele coloca aos bibliotecários de referência uma tarefa nova, o exercício da função de educar, embora não tenham recebido formação específica para isso. Para tratar dessas questões, este relato discute a importância do conceito de letramento informacional para as práticas sociais no contexto de globalização e para a produção e o desenvolvimento de trabalhos validáveis no universo acadêmico. Considera a disseminação crescente do uso e desenvolvimento das TICs no universo acadêmico e suas implicações com novas demandas para alunos, professores e profissionais inseridos nesse contexto. São questões ainda pouco exploradas pela literatura e que precisam ser respondidas. Essa lacuna evidencia a importância deste relato como matéria que requer mais estudos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pereira Santos, Centro Universitário Una

Atualmente é bibliotecário/documentalista da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e cursa mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local no Centro Universitário -UNA.Possui graduação em Biblioteconomia e especialização em Gestão Estratégica da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (2012).

Lucilia Regina de Souza Machado, Centro Universitário Una

Graduada em Ciências Sociais (UFMG, 1972), com mestrado (UFMG, 1979) e doutorado (PUC-SP, 1984) em Educação e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho (Iresco, CNRS, França, 1997/98). É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, está vinculada como professora ao Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil), onde está responsável pela coordenação do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Desenvolve pesquisas e presta serviços técnicos especializados na área de educação, trabalho e educação, educação profissional, formação de professores, trabalho, gestão social, desenvolvimento local e políticas públicas. Lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Local, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. É membro da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio - CONAC da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

SANTOS, F. P.; MACHADO, L. R. de S. O Papel do Bibliotecário de Referência na Construção do Letramento Informacional Acadêmico: uma Prática Intersetorial e Interdisciplinar. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 142-163, 2014. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i2p142-163. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/76319. Acesso em: 25 out. 2020.

Edição

Seção

Relato de Experiência