Memória institucional por meio da organização documental de fotografias

Autores

  • Roseane Souza de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i1p90-110

Palavras-chave:

Memória Institucional. Organização da Informação. Organização do Conhecimento. Narrativa. MARC21.

Resumo

Este artigo resultou de uma pesquisa cujo tema foi imagem e palavra articulando-se à memória institucional, que impõe uma reflexão sobre os elementos que constituem a organização da informação. Realizou-se uma pesquisa exploratória, de procedimento documental, com revisão de literatura abrangendo as dimensões teórico-conceituais da Organização da Informação e do Conhecimento e da Memória. Por isso, objetivou-se propor estratégias de organização do acervo fotográfico digital do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o intuito de reconstrução da memória institucional. Do ponto de vista metodológico, no que tange a reunião das imagens fotográficas, trabalhou-se com acervo fotográfico constituído no período de 2010-2014. As fotografias foram descritas utilizando-se de campos do MARC 21, acrescentando-se narrativas a cada fotografia, além disso, criaram-se categorias pautadas na Análise Documental e, por fim, foi utilizado o DSpace para o armazenamento dos registros. Concluiu-se que a narrativa abre diversas possibilidades na organização documental visando o fazer memorial, e que é necessária certa flexibilização nos sistemas de informação para compreender os processos interpretativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Souza de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE. Mestra em Ciência da Informação pela UFPE. Bibliotecária no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da UFPE.

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar, Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela UNESP (Marília, SP). Professor no Departamento de Ciência da Informação da UFPE. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPE).

Downloads

Publicado

2016-04-05

Como Citar

MENDONÇA, R. S. de; PINHO, F. A. Memória institucional por meio da organização documental de fotografias. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 90-110, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7i1p90-110. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/90094. Acesso em: 28 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos