Estudos bibliométricos sobre a produção científica da temática Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas

  • Charles Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Angel Freddy Godoy Viera Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Estudos bibliométricos, Lei de Lotka, Lei de Bradford, Lei de Zipf, Tecnologia de Informação e Comunicação, Bibliotecas

Resumo

Para medir a atividade científica, tem-se utilizado os indicadores bibliográficos que se baseiam em análise estatística de dados quantitativos encontrados na produção técnica e científica. O objetivo deste estudo foi delinear um panorama da produção científica da temática Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas, de modo a identificar: os autores mais produtivos (Lei de Lotka); a evolução histórica do número de publicações e os periódicos que mais publicaram sobre a temática (Lei de Bradford); e as principais abordagens que cobrem o tema (Lei de Zipf). A metodologia seguiu quatro etapas: escolha da Web of Science como base de dados de consulta; configuração dos parâmetros das estratégias de busca e do período de cobertura; depuração dos resultados; e tratamento dos dados de pesquisa. Os resultados mostraram que os primeiros trabalhos indexados na Web of Science datam de 1988 e que, até 2014, foram produzidos 458 artigos. A produção científica se mostrou estável nos últimos anos. Os autores mais produtivos foram Gomez, Fourie e Aharony. Não se observou uma alta concentração em um grupo específico, mas sim uma ampla difusão de autores. Identificou-se que são cinco os periódicos com maior produtividade, responsáveis por um terço do total da produção científica: Electronic Library, Program Electronic Library and Information Systems, Library Hi Tech, Library Trends e Libri. As principais palavras-chave indexadas pela Web of Science foram: Academic Library, Internet, Digital Library, Information Retrieval, Librarians e Mobile Services. São abordagens muito presentes no desenvolvimento de produtos, serviços, softwares e aplicativos na sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bibliotecário da Biblioteca Pública de Itajaí/SC.
Angel Freddy Godoy Viera, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2016-04-05
Como Citar
Rodrigues, C., & Godoy Viera, A. (2016). Estudos bibliométricos sobre a produção científica da temática Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas. InCID: Revista De Ciência Da Informação E Documentação, 7(1), 167-180. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i1p167-180
Seção
Artigos