Relações semânticas em tesauros: contribuições da abordagem pragmática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p136-155Palavras-chave:
Relações semânticas. Pragmatismo. Tesauros. Organização do Conhecimento.Resumo
Analisa como a abordagem semântica pragmática pode ser adotada para o estabelecimento de relações semânticas em tesauros. No contexto da Organização do Conhecimento, descreve contribuições da abordagem pragmática às recomendações das normas ANSI/NISO Z39.19(2005) e ISO2594-1(2011). Para as relações de equivalência, essa contribuição diz respeito à percepção de que a distinção do que foi considerado igual ou equivalente para fins de revocação na Recuperação da Informação é uma medida que minimiza as implicações éticas de se escolher uma forma de expressão como termo preferido e proporciona maior flexibilidade ao tesauro. Para as relações hierárquicas, verifica-se a importância de se considerar as diferenças conceituais, pois se as hierarquias são estabelecidas apenas a partir de premissas universalistas podem se tornar demasiadamente rígidas. Para as relações associativas verifica-se a importância da bibliografia para a identificação das relações que podem guiar o usuário a localizar informações úteis ao alcance de seus objetivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.