Gestão por competências em bibliotecas universitárias

um estudo nas bibliotecas da Universidade Federal de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i2p107-129

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Gestão por competências, Gestão de pessoas

Resumo

O estudo apresenta as bibliotecas universitárias como organizações que ao longo do tempo tornaram-se extremamente dependentes das novas tecnologias da informação para oferecerem serviços e produtos em harmonia com as necessidades informacionais de seus usuários. Neste contexto, aponta-se com base na literatura científica quais são as competências necessárias ao pessoal que atua neste ambiente cada vez mais desenvolvido e dinâmico. Tem como objetivo identificar como ocorre a gestão por competências nas bibliotecas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o propósito de subsidiar a gestão de pessoas neste setor. O estudo é de abordagem qualitativa. Realizou-se entrevistas com três dos gestores destas bibliotecas no intuito de identificar como ocorre a gestão por competências nestas. As respostas dos gestores demonstram que a gestão por competências nas bibliotecas ainda não é efetiva, uma vez que não contempla a todos os servidores das bibliotecas, devido ao número insuficiente de servidores com nível de instrução compatível com as atividades a serem desempenhadas e a necessidade da contratação de novos servidores com formação intelectual e cultural para atuar em bibliotecas.

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Biografia do Autor

  • Renata Bezerra Valeriano, Universidade Federal de Mato Grosso
    Bibliotecária-documentalista na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis.
  • Lindalva Maria Novaes Garske, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu, do Campus Universitário de Rondonópolis/UFMT.

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Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VALERIANO, Renata Bezerra; GARSKE, Lindalva Maria Novaes. Gestão por competências em bibliotecas universitárias: um estudo nas bibliotecas da Universidade Federal de Mato Grosso. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 9, n. 2, p. 107–129, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i2p107-129. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/134199.. Acesso em: 25 abr. 2024.