Luciano Floridi e os problemas filosóficos da informação: da representação à modelização

Autores

  • Maria Nelida Gonzalez de Gómez Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação- UFRJ:IBICT

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i1p3-25

Palavras-chave:

Filosofia da informação, Floridi, Informação, Informação semântica, dados

Resumo

No contexto da reconstrução crítica das concepções atuais acerca do conhecimento e da informação, este trabalho analisa  a abordagem de Floridi dessa questão, através de seu mapa de problemas da Filosofia da Informação. Foram utilizados outros textos do autor, como o mapa da informação semântica, quando ajudavam a esclarecer seu ponto de vista.   Considera-se que a opção pelo construtivismo, a subordinação da epistemologia à filosofia da informação e a rejeição da associação da informação com a  representação, formam parte do esforço do autor para sustentar que a validação do conhecimento depende da  informação, sendo que a validade da informação depende  de processos de modelização baseados em dados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Nelida Gonzalez de Gómez, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação- UFRJ:IBICT
    Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade, em Convênio com o IBICT (1982), graduada em Filosofia pela Universidad Nacional del Litoral, hoje Universidad Nacional de Rosario, Argentina . Aposentada desde junho de 2010, segue colaborando em atividades docentes em Programas de Pós -graduação em Ciência da Informação . Na pesquisa, atua nos grupo de Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade (lider). Orientadora de mestrado e Doutorado, tem orientado um número significativo de mestres e doutores em Ciência da Informação, e sido supervisora de estágios de pós-doutorado, na mesma área. Pesquisas e publicações abordam questões epistemológicas da informação e da documentação, sua manifestação na produção, legitimação e aferimento da validade do conhecimento científico e outros modos de conhecimento, assim como as condições sociais e políticas de sua constituição e suas possíveis consequências.

Downloads

Publicado

2013-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GONZALEZ DE GÓMEZ, Maria Nelida. Luciano Floridi e os problemas filosóficos da informação: da representação à modelização. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 4, n. 1, p. 3–25, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i1p3-25. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/59099.. Acesso em: 19 abr. 2024.