Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC

Autores

  • Jordan Paulesky Juliani Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo Cavaglieri Grupo Santa Fé
  • Raquel Bernadete Machado Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p66-83

Palavras-chave:

Design thinking, Inovação, Biblioteca universitária, Acessibilidade.

Resumo

Este estudo aborda o uso do design thinking como ferramenta de interação e aproximação entre os colaboradores, comunidade e usuários da Biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU/UDESC). Essa nova abordagem de inovação, voltada para o design thinking, possibilita agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa. O objetivo do estudo é utilizar as técnicas do design thinking como ferramenta para geração de serviços inovadores na BU/UDESC. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados métodos de entrevistas e grupo focal, realizados com a comunidade local, docentes, discentes e bibliotecários da UDESC. Após a conclusão das fases iniciais do design thinking, partiu-se para a fase da Prototipação em que se realizou a tangibilização da ideia principal, ou seja, propor a criação do Espaço Acessível para atender a pessoas com deficiência na BU/UDESC. Entende-se que a ideia é passível de ser colocada em prática, contribuindo para disponibilizar informações de qualidade e promover a acessibilidade informacional no ambiente da biblioteca universitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Professor adjunto na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atualmente coordena o Mestrado Profissional em Gestão da Informação (PPGInfo) na mesma instituição.
  • Marcelo Cavaglieri, Grupo Santa Fé
    Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Bibliotecário do Grupo Santa Fé.
  • Raquel Bernadete Machado, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Bibliotecária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JULIANI, Jordan Paulesky; CAVAGLIERI, Marcelo; MACHADO, Raquel Bernadete. Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 6, n. 2, p. 66–83, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p66-83. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/100887.. Acesso em: 23 abr. 2024.