Ciência da informação e usabilidade

relações conceituais fundamentais

Autores

  • Raquel Bernardete Machado Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0002-5747-8748
  • Márcio Matias Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i2p4-19

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Usabilidade, Ciência da Informação

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar e discorrer com base em pesquisa bibliográfica sobre os aspectos teórico-epistemológicos da ciência da informação e da usabilidade em suas inter-relações conceituais fundamentais. Aporta conceitos da filosofia da tecnologia que considera o conhecimento tecnológico como advento das observações dos fenômenos que envolvem a tecnologia e os objetos tecnológicos, produtos da criação humana relacionados à noção de conforto e de facilidade na execução de tarefas e requer o conhecimento subjetivo do usuário. Nesse sentido, o texto fundamenta a usabilidade como área de estudo que possibilita avaliar a experiência humana no uso de sistemas tecnológicos, considerando aspectos relacionados ao usuário, à tarefa realizada por este, ao equipamento utilizado para alcançar os objetivos, ao ambiente e ao contexto de uso e ao produto em si. Nesse processo, o resultado do uso necessita ser medido com base na eficácia, na eficiência e na satisfação. Como área interdisciplinar, que envolve interesses de profissionais dos variados ramos do conhecimento, a usabilidade e a ciência da informação complementam-se no que se refere a estudos envolvendo o uso de tecnologia de informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Bernardete Machado, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Doutoranda em Ciência da Informação e bibliotecária da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão de Unidades de Informação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência em bibliotecas escolares e universitárias. Tem interesse nos seguintes temas: catalogação, representação descritiva e temática da informação, modelos conceituais (FRBR, FRAD, FRSAD), descrição e acesso de recursos (Resource Description and Access - RDA).

  • William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

  • Márcio Matias, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Mestre em Ergonomia, com graduação em Ciência da Computação. Atualmente é professor adjunto, Chefe do Departamento de Ciência da Informação da UFSC e membro do grupo de pesquisa ITI-RG (Inteligência, Tecnologia e Informação), atuando nos temas: Tecnologias da Informação e da Comunicação, Recuperação da informação, Inteligência, Arquitetura da Informação, Usabilidade, Interação Humano-Computador, User Experience, Visualização da Informação, Realidade Aumentada, Webometria, Cibermetria, Inovação  

Downloads

Publicado

2019-01-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MACHADO, Raquel Bernardete; VIANNA, William Barbosa; MATIAS, Márcio. Ciência da informação e usabilidade: relações conceituais fundamentais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 10, n. 2, p. 4–19, 2019. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i2p4-19. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/150734.. Acesso em: 19 abr. 2024.