Acesso Aberto às Publicações Científicas: vantagens, políticas e advocacy

Autores

  • Ariadne Chloe Furnival Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Bill Hubbard Centre for Research Communications, University of Nottingham

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p160-177

Palavras-chave:

Acesso aberto, Publicação científica, Repositório institucional, Advocacy, Normas científicas.

Resumo

O movimento de Acesso Aberto (AA) entende os modos de AA de disseminar a pesquisa científica como o futuro da comunicação científica. Os proponentes deste movimento têm, nos últimos 10 anos, realizado pesquisa sistemática para demonstrar como o AA pode sensivelmente beneficiar pesquisadores, instituições e, também, a sociedade. Ainda assim, o número de artigos de pesquisa depositados nos repositórios institucionais (RIs) se mantém relativamente baixo (não mais que 15% do total de publicações), possível reflexo de preocupações e mitos em torno do AA que contradiz sua realidade. As políticas de AA têm sido introduzidas em vários níveis para encorajar a adesão de pesquisadores às práticas nesse âmbito, mas pode haver outras dimensões culturais e institucionais que interfiram na efetividade destas práticas. Ao abordar aspectos destes fenômenos, este trabalho finaliza com uma discussão em torno da promoção – advocacy, no inglês – de AA nas organizações, e se esta deveria ser a jusante, na forma de campanhas informacionais, ou a montante, na forma de ações dos órgãos de gestão. Procuramos, assim, contribuir com a discussão destas questões na esfera de AA, trazendo dentro do debate elementos da literatura da sociologia da ciência e da teoria de comportamento nas organizações que possibilitem elucidar alguns aspectos da postura de pesquisadores diante o AA. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ariadne Chloe Furnival, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Professora Adjunta

    Departamento de Ciência da Informacão - DCI

    Área: Usos e usuários de informação

  • Bill Hubbard, Centre for Research Communications, University of Nottingham
    Diretor do Centre for Research Communications, University of Nottingham, Inglaterra

Downloads

Publicado

2011-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Acesso Aberto às Publicações Científicas: vantagens, políticas e advocacy. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 160–177, 2011. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v2i2p160-177. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42358.. Acesso em: 28 mar. 2024.