Os critérios para cadastramento no OpenDOAR e os repositórios institucionais luso-brasileiros

Autores

  • Maria Fernanda Mascarenhas Melis Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i2p20-33

Palavras-chave:

Repositórios institucionais luso-brasileiros. Diretórios internacionais. OpenDOAR.

Resumo

Com o crescimento significativo do número de repositórios em todo o mundo os diretórios internacionais, como, o OpenDOAR, tornam-se importantes mecanismos para potencializar a disseminação e a visibilidade dos conteúdos armazenados. O presente trabalho teve por objetivo analisar o emprego dos critérios adotados pelo diretório OpenDOAR em relação aos repositórios institucionais luso-brasileiros. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a abril de 2013 e se deu por meio de observações no site do OpenDOAR e também por troca de e-mails com a equipe responsável pelo diretório. Cada um dos 91 repositórios institucionais luso-brasileiros que compõem a amostra foi checado manualmente a fim de se descobrir se cumpriam aos critérios estabelecidos para o cadastramento no diretório. Para este estudo não foi questionado se o emprego da tipologia utilizada para classificação dos repositórios estava correta ou se concordava com a literatura especializada da área. A pesquisa detectou que alguns dos critérios são desrespeitados, podendo ser a falta de informações necessárias a sua compreensão um dos motivos. Os diretórios, como o OpenDOAR são responsáveis pela reunião das iniciativas de acesso aberto e se fazem importantes visto que comprovam empiricamente o crescimento do movimento de acesso aberto à informação científica no mundo.

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Biografia do Autor

  • Maria Fernanda Mascarenhas Melis, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
    Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília – UnB, Brasil. Bolsista PCI-DD do  – IBICT, Brasil.

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

Os critérios para cadastramento no OpenDOAR e os repositórios institucionais luso-brasileiros. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 20–33, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i2p20-33. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/69268.. Acesso em: 28 mar. 2024.