Memória institucional por meio da organização documental de fotografias

Autores

  • Roseane Souza de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i1p90-110

Palavras-chave:

Memória Institucional. Organização da Informação. Organização do Conhecimento. Narrativa. MARC21.

Resumo

Este artigo resultou de uma pesquisa cujo tema foi imagem e palavra articulando-se à memória institucional, que impõe uma reflexão sobre os elementos que constituem a organização da informação. Realizou-se uma pesquisa exploratória, de procedimento documental, com revisão de literatura abrangendo as dimensões teórico-conceituais da Organização da Informação e do Conhecimento e da Memória. Por isso, objetivou-se propor estratégias de organização do acervo fotográfico digital do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o intuito de reconstrução da memória institucional. Do ponto de vista metodológico, no que tange a reunião das imagens fotográficas, trabalhou-se com acervo fotográfico constituído no período de 2010-2014. As fotografias foram descritas utilizando-se de campos do MARC 21, acrescentando-se narrativas a cada fotografia, além disso, criaram-se categorias pautadas na Análise Documental e, por fim, foi utilizado o DSpace para o armazenamento dos registros. Concluiu-se que a narrativa abre diversas possibilidades na organização documental visando o fazer memorial, e que é necessária certa flexibilização nos sistemas de informação para compreender os processos interpretativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roseane Souza de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
    Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE. Mestra em Ciência da Informação pela UFPE. Bibliotecária no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da UFPE.
  • Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

    Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar, Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela UNESP (Marília, SP). Professor no Departamento de Ciência da Informação da UFPE. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPE).

Downloads

Publicado

2016-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MENDONÇA, Roseane Souza de; PINHO, Fabio Assis. Memória institucional por meio da organização documental de fotografias. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 7, n. 1, p. 90–110, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7i1p90-110. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/90094.. Acesso em: 23 abr. 2024.