Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Italianística é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo. Com números dedicados alternadamente aos estudos linguísticos e literários,  visa a divulgar a produção científica de pesquisadores, nacionais e estrangeiros, ligados à área de Italianística. Fundada em 1993, a revista aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos, ensaios, traduções e resenhas, voltados para o estudo da língua, da literatura, da cultura italianas e suas áreas correlatas. Entre os temas de interesse estão: a literatura italiana, a crítica literária, a tradução e recepção de obras italianas no Brasil e brasileiras na Itália, o ensino e a aprendizagem do italiano como segunda língua/língua adicional, a análise e elaboração de material didático, a formação de professores, a língua italiana a partir de diferentes perspectivas teóricas, a imigração italiana no Brasil e as relações culturais e artísticas entre Itália e Brasil. 

Os artigos poderão ser submetidos na plataforma a qualquer tempo, independentemente das chamadas em andamento (fluxo contínuo). Para submissão é necessário que o cadastramento dos autores no sistema, de acordo com as Condições para submissão, e observando as indicações contidas nas seções: Avaliação cega por pares e Diretrizes para autores. 

Após triagem interna, a submissão é encaminhada para avaliação externa por pareceristas especializados no tema em questão. A avaliação das contribuições segue o padrão duplo-cego, conservando o anonimato tanto do autor como do parecerista.

Os textos podem ser redigidos em italiano ou português, e devem conter título, resumo e palavras-chave em três línguas: português, italiano e inglês. Ao serem submetidos, os textos devem observar todos os itens das Diretrizes para autores

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos submetidos para publicação serão encaminhados para revisão cega por pares (double blind peer review) a dois pareceristas ad hoc, que avaliarão os trabalhos, conforme as orientações da Revista de Italianística, recomendando ou não a publicação, ou ainda sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro parecerista ad hoc. O autor se compromete a realizar as alterações necessárias no prazo estipulado pelos editores. Caso contrário, não haverá garantia de publicação no número previsto.

Para assegurar a avaliação cega, devem ser excluídas todas as marcas de autoria, incluindo referências a grupos de pesquisa, títulos de trabalhos acadêmicos apresentados/defendidos (comunicação, dissertação, tese etc.) ou nomes de departamentos e/ou orientadores aos quais os autores estão vinculados, entre outros. Quando necessário, os autores podem indicar no texto, em substituição aos trechos suprimidos, os seguintes dizeres: “trecho removido para preservar a avaliação às cegas”. 

Qualquer menção ao nome dos autores no trabalho submetido, tanto no corpo do texto quanto nas referências, deve ser substituída pela palavra AUTOR. Caso o artigo seja aprovado, as informações serão incluídas na versão a ser publicada. 

Em todos os documentos enviados, a identificação de autoria deve ser removida também das propriedades do arquivo.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.