Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Italianística é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo. Com números dedicados alternadamente aos estudos linguísticos e literários,  visa a divulgar a produção científica de pesquisadores, nacionais e estrangeiros, ligados à área de Italianística. Fundada em 1993, a revista aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos, ensaios, traduções e resenhas, voltados para o estudo da língua, da literatura, da cultura italianas e suas áreas correlatas. Entre os temas de interesse estão: a literatura italiana, a crítica literária, a tradução e recepção de obras italianas no Brasil e brasileiras na Itália, o ensino e a aprendizagem do italiano como segunda língua/língua adicional, a análise e elaboração de material didático, a formação de professores, a língua italiana a partir de diferentes perspectivas teóricas, a imigração italiana no Brasil e as relações culturais e artísticas entre Itália e Brasil. 

Os artigos poderão ser submetidos na plataforma a qualquer tempo, independentemente das chamadas em andamento (fluxo contínuo). Para submissão é necessário que o cadastramento dos autores no sistema, de acordo com as Condições para submissão, e observando as indicações contidas nas seções: Avaliação cega por pares e Diretrizes para autores. 

Após triagem interna, a submissão é encaminhada para avaliação externa por pareceristas especializados no tema em questão. A avaliação das contribuições segue o padrão duplo-cego, conservando o anonimato tanto do autor como do parecerista.

Os textos podem ser redigidos em italiano ou português, e devem conter título, resumo e palavras-chave em três línguas: português, italiano e inglês. Ao serem submetidos, os textos devem observar todos os itens das Diretrizes para autores

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista adota o modelo de avaliação cega por pares (double blind review).

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diretórios e fontes de Indexação

A Revista de Italianística está indexada nas seguintes bases internacionais: 

Diadorimhttp://diadorim.ibict.br/handle/1/1275

Latindexhttps://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=25842

DOAJ - https://doaj.org/

MLAhttps://www.mla.org/Publications/MLA-International-Bibliography