A compreensão oral em softwares didáticos de língua italiana como língua estrangeira: avaliação e design de atividades

Palavras-chave: compreensão oral, língua italiana, software didático, avaliação, design

Resumo

Apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar softwares de autoaprendizagem do italiano como língua estrangeira, tendo por foco de avaliação as técnicas disponibilizadas para o ensino da compreensão oral (CO). Em linhas gerais, analisa-se se os softwares que compõem o corpus oferecem meios para que, com o seu auxílio, o aprendiz consiga aprender a língua italiana para comunicação em interações face a face. Opta-se pela habilidade de CO por esta ser condição indispensável para o sucesso em interações dessa natureza. Adotase, como instrumento de avaliação, uma lista de checagem cujos itens apontam para características consideradas essenciais em materiais didáticos desenvolvidos para o ensino de CO. Apresentam-se os resultados que abrangem a questão da organização dos percursos didáticos de CO nas fases de pré-escuta, escuta e pósescuta, e conclui-se que, dentre os softwares que compõem o corpus, apenas um organiza seus percursos didáticos de CO em atividades dispostas segundo cada uma dessas etapas

Biografia do Autor

Rômulo Francisco de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais
é doutor em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor licenciado pleno com habilitação em língua portuguesa e língua italiana pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua e cultura italianas, português como língua materna, português para estrangeiros, ensino de línguas mediado por computador (CALL - Computer Assisted Language Learning - presencial e a distância) e linguística aplicada.
Publicado
2015-12-27
Como Citar
Souza, R. (2015). A compreensão oral em softwares didáticos de língua italiana como língua estrangeira: avaliação e design de atividades. Revista De Italianística, (30), 32-60. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i30p32-60
Seção
Não definida