Insumo e autoria na produção de material didático de italiano como língua de herança

  • Tatiana Legoroff De Mattos Universidade de São Paulo
  • Fernanda Landucci Ortale Universidade de São Paulo
  • Rosângela Maria Laurindo Fornasier Universidade de São Paulo
  • Vinicio Corrias Universidade de São Paulo
Palavras-chave: produção de material didático; italiano como língua de herança; direitos autorais; Pedrinhas Paulista.

Resumo

Neste artigo relatamos o processo de produção de um material didático para o ensino de italiano como língua de herança que está sendo desenvolvido na comunidade de Pedrinhas Paulista, localizada no interior de São Paulo. Para isso, explicitamos as etapas de produção deste material e a configuração básica das unidades didáticas, dando uma dimensão de suas especificidades. Em seguida, levantamos algumas questões relativas aos insumos que têm sido utilizados na sua composição e o que precisa ser feito para garantir os seus direitos autorais. Em virtude disso, apresentamos os tipos de licenças que protegem os conteúdos que encontramos, principalmente daqueles retirados da internet. Nesta trajetória recorremos a autores que estudaram a produção de materiais didáticos, o ensino de italiano como língua de herança, e os insumos autênticos e suas precedências.

Biografia do Autor

Tatiana Legoroff De Mattos, Universidade de São Paulo

Formada em Letras - Português e Italiano pela Universidade de São Paulo, atualmente cursa o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas, pesquisando o papel da música na língua de herança da comunidade de Pedrinhas Paulista.

Fernanda Landucci Ortale, Universidade de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e professora da área de Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo (USP). Suas pesquisas concentram-se na área de formação de professores de língua estrangeira e, atualmente, tem se dedicado ao tema das políticas linguísticas para o ensino de italiano como língua de herança.

Rosângela Maria Laurindo Fornasier, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Letras (Italiano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo. Lecionou Literatura Brasileira em Maracaí e hoje atua como professora de Italiano como Língua de Herança em Pedrinhas Paulista (SP), além de ser aluna de Doutorado da Universidade de São Paulo.

Vinicio Corrias, Universidade de São Paulo

Graduado em Lingue e Letterature Straniere pela Università degli Studi di Cagliari, possui Mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Doutorando na Universidade de São Paulo e trabalha com língua de herança e formação de professores.

Referências

CREATIVE COMMONS BRASIL. “Licenças”. Disponível em:
. Acesso: 03/05/2018.
FORNASIER, R. M. L. A produção de material didático para o ensino de italiano como língua de herança na perspectiva pós-método. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Italiana). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2018.
LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V. J. (org.) Produção de materiais de ensino: Teoria e prática. Pelotas: Educat, 2007, p. 15-41.
ORTALE, F.L.; CORRIAS, V.; FORNASIER, R.M.L. Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista. In Revista Letras Raras, Campina Grande: v. 6, (n. 2): 72-86, 2017.
SOUZA, R. F. Implicações do uso de material didático livre em contexto formal de ensino-aprendizagem de italiano como LE/L2: A perspectiva dos problemas de ensino. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Italiana). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2016.
TOMLINSON, B. Materials development for language learning and teaching. Language Teaching. In Language Teaching. Cambridge: v.45: 2012. Disponivel em: . Acesso: 06/04/2018.
VIEIRA, D. A. A didatização de materiais autênticos para o ensino do italiano como língua estrangeira. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Italiana). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2012.
Publicado
2018-12-28
Como Citar
De Mattos, T., Ortale, F., Fornasier, R. M., & Corrias, V. (2018). Insumo e autoria na produção de material didático de italiano como língua de herança. Revista De Italianística, (36), 47-57. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/153266
Seção
Artigos