"Il tempo della malafede": a atualidade do pensamento de Nicola Chiaromonte

  • Doris N Cavallari Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Nicola Chiaromonte, ensaio, má-fé, pós-verdade

Resumo

Nicola Chiaromonte era jornalista e ensaísta, herdeiro das ideias de An- drea Caffi, amigo de personalidades como Albert Camus e Hanna Arendt e parte inte- grante do grupo nova-iorquino da Politics de Dwight Macdonald. Escreveu inúmeros ensaios sobre a sociedade do século XX que podem nos ajudar a entender atual crise dos valores e da arte. Este texto propõe-se a discutir algumas das ideias do ensaísta presentes, especialmente, no texto Il tempo della malafede (“O tempo da má fé”), em que o autor fala das “mentiras úteis” que se sobrepõem às verdades “inúteis” do nosso mundo “artefato” - totalmente desejado e construído pelo homem”. Com este ensaio Chiaromonte antecipa o atual conceito de “pós-verdade” (ou post-truth, de acordo com o Dicionário Oxford).

Biografia do Autor

Doris N Cavallari, Universidade de São Paulo

Atualmente é livre-docente de Literatura Italiana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É graduada (nas áreas de português-italiano) e mestre em Letras pela mesma Faculdade. Suas pesquisas de Mestrado e Doutorado, ambos pela Unesp de Assis, assim como o Pós–doutorado, realizado na Università degli Studi “Gabriele D’Annunzio” di Chieti-Pescara (2010-11), versam sobre a obra de Ignazio Silone. Além de publicar e pesquisar temas relacionados à literatura contemporânea, a professora trabalha com as origens da literatura italiana, tendo publicado textos sobre Boccaccio e Pulci.

Referências

BIFFI, M. Viviamo nell’epoca della post-verità? In: Accademia della Crusca. Sezione Língua Italia-
na. 25 nov. 2016. Disponível em: http://www.accademiadellacrusca.it/it/lingua-italiana/consulenza-lin-
guistica/domande-risposte/viviamo-nellepoca-post-verit. Acesso em: 28/10/2017.
CHIAROMONTE, N. Il tempo della malafede. In: Tempo Presente: informazione e discussione.
Anno XII, n. 4, aprile, 1967, p. 6-14.
EDITORIALE. In: Tempo Presente. Anno I, no 1, 1956, p. 1-2.
SAUNDERS, F.S. La guerra fredda culturale. Trad. Silvio Calzavarin. Roma: Fazi Editore, 2004.
ZOLO, D. Prefazione. In: SCHMITT, C. Il processo discriminatorio di guerra. Bari-Roma: Laterza,
2008, p. V-VII.
Publicado
2018-12-30
Como Citar
Cavallari, D. (2018). "Il tempo della malafede": a atualidade do pensamento de Nicola Chiaromonte. Revista De Italianística, (37), 28-36. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i37p28-36
Seção
Artigos