A Propósito de Identidade Italiana

Autores

  • Flora de Paoli Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sonia Cristina Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Scamparini Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p217-225

Resumo

Dado que normalmente não se encontra uma referência teórica explícita com respeito à noção de identidade italiana em escritos que abordam o tema, o presente trabalho oferece um esclarecimento sobre esse conceito ao fazer um levantamento bibliográfico que expõe os tipos de estudos desenvolvidos na Itália sob este rótulo. Foram analisados textos de história e de sociologia, e, a partir deles, oferecemos a descrição dos três principais pontos de vista que estão subjacentes aos estudos sobre a identidade italiana. Portanto, o trabalho disserta sobre o significado e o agrupamento das palavras identidade e nacional, e também a respeito da superposição do olhar político e do olhar cultural sobre a Itália, sempre em busca de uma melhor compreensão daquilo que está por trás da etiqueta identidade italiana.

Biografia do Autor

  • Flora de Paoli Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutora pela Università degli Studi de Roma. Atualmente é Professor Associado I da UFRJ, membro de corpo editorial das revistas Interfaces (UFRJ), Alea - Estudos Neolatinos, e dos Cadernos Neolatinos (UFRJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.
  • Sonia Cristina Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Docente da Área de Língua e Literatura Italianas do Departamento de Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da mesma universidade, atua na área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos. Doutora em Língua e Literatura Italianas pela UFRJ, com tese sobre a obra de Luigi Malerbae a Literatura Italiana Contemporânea: “A narrativa de Luigi Malerba: escritura de transição da Literatura Italiana”. Pesquisa atualmente nas áreas de Literaturas Estrangeiras Modernas, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: literatura italiana, Luigi Malerba, Gruppo 63, AlbertoSavinio, intertextualidade e análise do discurso.
  • Julia Scamparini Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Graduada em Letras (UNICAMP), mestre em Linguística (UFRJ), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre o cineasta Federico Fellini e seu discurso sobre a identidade italiana.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Faria, F. de P., Reis, S. C., & Ferreira, J. S. (2009). A Propósito de Identidade Italiana. Revista De Italianística, 18, 217-225. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p217-225