Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Tandem come tirocinio: la riflessione nel corso dell'azione - in un tandem in presenza italiano-portoghese

Maria Luisa Vassallo

Resumo


O presente artigo é dedicado a uma forma de ensino de Línguas autônoma e colaborativa: o método Tandem. Algumas potencialidades desta forma didática para o treinamento de professores são apresentadas, com base no conceito de reflexão-na-ação proposto pelo filósofo estadunidense Donald Schön (1983). O capítulo 1 apresenta o método Tandem. O capítulo 2 analisa o Tandem do ponto de vista da teoria de Schön. O capítulo 3 aborda o aspecto reflexivo em um Tandem presencial, desenvolvido no Brasil, em 2004. O capítulo 4 propõe algumas motivações para se considerar o método Tandem como um recurso útil para a Prática de Ensino de Língua Estrangeira.

Palavras-chave


Reflexão; professor reflexivo; prática de ensino; treinamento de professores;Tandem; aprendizagem colaborativa; autonomia; aprendizagem transformativa; estilos de aprendizagem.

Texto completo:

PDF (Italiano)


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i12p65-114

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2006 Revista de Italianística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.