A língua italiana e a escola como espaços simbólicos de disputa no início do sec. XX: implicações políticas, sociais e culturais

Autores

  • Deise Cristina de Lima Picanço Universidade Federal do Paraná
  • Maria Inês Carvalho Correia Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i35p5-14

Palavras-chave:

Língua italiana, Discurso e educação, Ideologia, História do Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir, sob o viés histórico, sobre a presença ausente da(s) língua(s) e cultura(s) italiana(s) no currículo de ensino médio em Curitiba, mais especificamente no Colégio Estadual do Paraná no início do século XX. Como tratar de cultura e linguagem é tratar do sujeito sociológico e historicamente situado, sempre em movimento, na relação com o outro, destacamos nessa reflexão três pontos que acreditamos estejam relacionados com a questão da língua, a saber: a) a divergência entre os sujeitos imigrantes italianos social e historicamente situados; b) a ideologia do branqueamento do Brasil por parte da elite brasileira; e c) a ausência de tradição da língua italiana falada standard nesse período. Para essa reflexão, tomam-se como base as ideias do Círculo de Bakhtin sobre linguagem indissociada de sujeito híbrido e a noção de diferença cultural que ocorre na enunciação, conforme definida por Bhabha (2013).

Biografia do Autor

  • Deise Cristina de Lima Picanço, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Letras pela UFPR, professora do Setor de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Autora de artigos sobre o ensino de línguas estrangeiras, sobre o discurso sobre as línguas estrangeiras na mídia. Autora do livro “História, memória e ensino de Espanhol: 1992-1990”, Editora UFPR, 2003.

  • Maria Inês Carvalho Correia, Universidade Federal do Paraná

    Mestre em Educação pela UFPR e professora de Língua e Cultura Italiana, autora de artigos sobre a interculturalidade no ensino da língua italiana.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Picanço, D. C. de L., & Correia, M. I. C. (2017). A língua italiana e a escola como espaços simbólicos de disputa no início do sec. XX: implicações políticas, sociais e culturais. Revista De Italianística, 35, 5-14. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i35p5-14