Olhar de dentro, olhar de fora: a Itália do Grand Tour

Autores

  • Gisele Batista Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i37p78-86

Palavras-chave:

Cultura italiana, Grand , Narrativas de viagem

Resumo

Este artigo apresenta breve análise sobre o papel das narrativas de viagem cujo cenário era a Itália do Grand Tour, demonstrando como essas narrativas acabaram por determinar o tom e os temas que descreviam e interpretavam a cultura italiana ao longo de muitos séculos. Pretende, ainda, evidenciar a contribuição dessas narrativas para a formação de uma consciência de si não apenas na Itália, mas em toda a Europa moderna.

Biografia do Autor

  • Gisele Batista Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Literatura Italiana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Didattica e promozione della lingua e cultura italiane a stranieri pela Università Ca’ Foscari (Veneza) e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professora Adjunto no Setor de Letras Italianas da UFRJ, participa do GT Estudos da Tradução da ANPOLL e dos Grupos de pesquisa do CNPq Mídia e literatura (UFJF), Estudos leopardianos (UFSC) e Transfopress Brasil (UNESP). Desde 2012, se dedica ao estudo da obra do escritor italiano Giacomo Leopardi e atua, principalmente, nas áreas de língua, cultura e literatura italiana.

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Olhar de dentro, olhar de fora: a Itália do Grand Tour. (2018). Revista De Italianística, 37, 78-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i37p78-86