A pluralidade linguístico-cultural do italiano e o silêncio dos materiais didáticos

Autores

  • Cristiane Landulfo Universidade Federal da Bahia
  • Alessandra Paola Caramori Universidade Federal da Bahia
  • Adriane Viana Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i36p58-70

Palavras-chave:

Pluralidade linguístico-cultural do italiano, Materiais didáticos, Ensino de italiano

Resumo

O italiano é convencionalmente difundido como língua nacional da Itália. No entanto, em outros países, esse idioma também tem o status de língua oficial, segunda língua e língua nacional. Partindo dessa premissa, o presente artigo tem o propósito de refletir sobre o que chamamos de pluralidade linguístico-cultural do italiano, bem como apresentar dados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar se e como os materiais didáticos de língua italiana mais utilizados pelos professores brasileiros que responderam ao nosso questionário contemplam essa pluralidade. O corpus deste estudo foi analisado sob o enfoque qualitativo-interpretativista. Os resultados demonstraram um total apagamento dos outros países.

Biografia do Autor

  • Cristiane Landulfo, Universidade Federal da Bahia

    É professora adjunta de Língua e Literaturas Italianas da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, realiza pesquisas nas seguintes áreas: formação de professores de línguas, pluralidade linguístico-cultural do italiano, material didático de língua italiana, abordagens críticas ao ensino de ILE, sociolinguística da língua italiana, políticas linguísticas.

  • Alessandra Paola Caramori, Universidade Federal da Bahia

    É professora adjunta de língua e literatura italianas na Universidade Federal da Bahia desde 2009. Esteve em 2013 em estágio Pós-Doutoral com Bolsa CAPES na Accademia della Crusca em Florença (Itália) para uma pesquisa em lexicografia, especificamente, sobre o fazer lexicográfico.

  • Adriane Viana, Universidade Federal da Bahia

    É estudante de Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (Italiano) na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é bolsista PIBIC e membro do grupo de pesquisa Materiais Didáticos (Inter)Pluriculturais de Língua Italiana para Aprendizes Brasileiros: reflexões e proposições.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A pluralidade linguístico-cultural do italiano e o silêncio dos materiais didáticos. (2018). Revista De Italianística, 36, 58-70. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i36p58-70