Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini

Autores

  • Julia Scamparini Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i39p4a13

Palavras-chave:

Cinema italiano, Filme-ensaio, Documentário, Pier Paolo Pasolini

Resumo

Este ensaio sobre o filme La rabbia (1962), de Pasolini, dialoga com um momento histórico de muita produtividade de documentários ensaísticos e de análises e teorias a respeito. O olhar direcionado ao passado procura, então, atualizar-se por meio de escritos contemporâneos, e promove um encontro com o recente gesto de restaura ção e redescoberta de um filme desejado, mas não finalizado décadas atrás. Todo este contexto de análise e revisitação deixa claro que o filme La rabbia tem a raiva como sua espinha dorsal, antes, durante e depois: o sentimento poético-político da raiva que impulsiona o gesto artístico, como é de costume em Pasolini; a raiva pela matéria-prima, as imagens-inimigas, parte da metodologia de trabalho; e, finalmente, a raiva pela imposição do produtor e pelo embate indesejado com um opositor ideológico, após ter em mãos o filme pronto.

Biografia do Autor

  • Julia Scamparini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora Adjunta do Departamento de Letras Neolatinas - Setor de Italiano da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. É graduada em Letras - Português (2001) com complementação em Linguística (2003) pela UNICAMP, é Mestre em Linguística pela UFRJ (2006) e Doutora em Letras Neolatinas - Italiano também pela UFRJ (2010). Foi pós-doutoranda vinculada ao Departamento de Ciências da Linguagem da UFF, onde trabalhou na coordenação do Laboratório de Imagem e Som (lis.uff.br) e desenvolveu pesquisa em Literatura e cinema e Intermidialidade. Além da docência nas áreas de língua e cultura italiana, atua como tradutora.

Referências

AMOROSO, M. B. Pier Paolo Pasolini. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

BERTOLUCCI, G. Note sul film La rabbia di Pasolini (2008). In CHIESI, R. (cur), PASOLINI, P. P. La rabbia. Bologna: Edizioni Cineteca di Bologna, 2009.

CHIESI, R. (cur), PASOLINI, P. P. La rabbia. Bologna: Edizioni Cineteca di Bologna,2009.

COMMOLI, J-L. Como filmar o inimigo. Ver e poder, a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

DUFLOT, J. (org), PASOLINI, P. P. As últimas palavras do herege. São Paulo: Brasiliense,1983.

LINS, C.; REZENDE, L. A.; FRANÇA, A. A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário ensaístico contemporâneo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 21, p. 54-67, jun. 2011.

MÜLLER, A. A semiologia selvagem de Pasolini. Devires, Belo Horizonte, v.3, n.1, p.88-105, jan-dez. 2006.

PASOLINI, P. P. Uno dei rari arrabbiati italiani. In Povera Italia: interviste e interventi, 1949-1975. Milano: Kaos edizioni, 2013.

PASOLINI, P. P. La lingua scritta della realtà. In Empirismo eretico. Milano: Garzanti, 2005.

PASOLINI, P. P. Appendice a “La rabbia”; “Confessioni tecniche” e altro. In Per il cinema. Milano: Mondadori, 2001.

PASOLINI, P. P. & GUARESCHI, G. La rabbia [Streaming]. Itália: Gastone Ferranti, 1962.

XAVIER, I. O cinema moderno segundo Pasolini. Revista Italianística, São Paulo, n. 1, p. 101-109, 1993.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini. (2019). Revista De Italianística, 39, 4-13. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i39p4a13