Foco e Escopo

O Journal of Human Growth and Development - JHGD divulga artigos cujo objeto de estudo e discussão é a relação entre o crescimento e desenvolvimento do ser humano, e é publicado quadrimestralmente.

Critérios Gerais para a Aceitação de Manuscritos Submetidos para a Publicação

Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pelo nosso sistema submissão ONLINE (www.revistas.usp.br/jhgd). Sob nenhuma hipótese aceitaremos submissões por e-mail ou quaisquer outros meios.

O JHGD reserva os direitos autorais de seu conteúdo. Os manuscritos devem ser enviados com uma carta de apresentação na qual os autores renunciam os direitos autorais em favor do Jornal.

As opiniões expressas pelos autores pertencem a elas e não refletem necessariamente a opinião do Conselho Editorial da Revista.

Manuscritos serão seleccionados de acordo com os seguintes critérios: solidez científica, originalidade, atualidade, oportunidade de informações e adequação para normas de publicação do periódico. Após a seleção inicial, realizada pelo editor, o material será enviado para dois membros do Conselho Editorial. Dentro de 90 dias, eles devem opinar sobre aceitação para publicação ou não. Esta opinião será expressa da seguinte forma:

a) Aceito para publicação: o artigo será publicado em uma das próximas edições da revista, segundo critério cronológico (data em que o artigo foi aprovado pela revista) e critérios de paginação.

b) Aceito com modificações: um ou mais membros do Conselho Editorial podem sugerir modificações para que o manuscrito se encaixe nas normas da revista, ou fazer sugestões com vista a uma melhor compreensão do texto. Nesse caso, o manuscrito é devolvido ao autor juntamente com as recomendações.

c) Rejeitado: nesta hipótese, os manuscritos serão devolvidos ao autor e os motivos da recusa serão explicados.

Normas para elaboração dos manuscritos 

O conteúdo do JHGD pode incluir: Editorial; Pesquisa original e comentários atuais; Opiniões; Revisões Integrativas e Sistemáticas; Estudos de caso; Relato de experiência; Resenhas ou Resumos de Dissertações. Os Editoriais que refletem as posições da revista, serão escritos pelo editor ou pelos membros do Conselho Editorial.

Os manuscritos devem ser escritos preferencialmente em português, inglês ou espanhol. O trabalho deve ser submetido através do nosso sistema online (www.revistas.usp.br/jhgd) seguindo os padrões de publicação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Publicação e processo de revisão

A publicação de artigos pelo Journal of Human Growth and Development depende principalmente de sua validade científica e coerência, conforme julgado por nossos editores especialistas externos e/ou revisores, que também avaliarão se a escrita é compreensível e se o trabalho representa uma contribuição útil. para o campo.

Journal of Human Growth and Development  opera usando um sistema aberto de revisão por pares, onde os nomes dos revisores estão incluídos nos relatórios de revisão.

Os autores poderão verificar o progresso de seus manuscritos através do sistema de submissão a qualquer momento, acessando Journal of Human Growth and Development (www.revistas.usp.br/jhgd).

 

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de indexação

  • Scopus
  • Index Psi Periódicos (BVS-Psi)
  • LILACS (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde)
  • CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciências Sociales y Humanidades (Universidad Nacional Autonoma de Mexico - UNAM)
  • Sociological Abstracts (Cambridge Scientific Abstracts)
  • Social Services Abstracts
  • Linguistic & Language Behavior Abstracts
  • Worldwide Political Science Abstracts
  • Directory of Open Access Journals - DOAJ (http://www.doaj.org)

As cities per doc (Scopus) para o Journal of Journal of Human Growth and Development é de 0,56 de acordo com 2018 SCImago Journal & Country Rank. Este indicador mostra a visibilidade dos periódicos contidos no banco de dados Scopus® desde 1996.

 

 

Patrocinadores

Ética e consentimento

Aprovação ética

Estudos envolvendo seres humanos, material humano ou dados humanos deve ter sido realizados de acordo com a Declaração de Helsinque e tabém aprovado por um comitê de ética em pesquisa apropriado. Uma declaração detalhando esta informação, incluindo o nome do comitê de ética e o número do parecer de aprovação, quando apropriado, deve aparecer em todos os manuscritos que relatem tais tipos de estudo. Se um estudo tiver recebido a isenção de exigir aprovação ética, isso também deve ser detalhado no manuscrito (incluindo o nome do comitê de ética que concedeu a isenção). Informações adicionais e a documentação devem ser disponibilizadas ao editor mediante solicitação. Os manuscritos podem ser rejeitados se o editor considerar que o estudo não foi realizado dentro de uma estrutura ética apropriada. Em casos raros, o editor pode entrar em contato com o comitê de ética para obter informações adicionais.

Consentimento para participar

Para todos os estudos envolvendo seres humanos, o consentimento informado para participar do estudo deve ser obtido dos participantes (ou de seus pais ou responsável legal no caso de crianças menores de 18 anos) e uma declaração nesse sentido deve constar no manuscrito.

Estudos envolvendo animais

O estudo experimental em vertebrados ou em qualquer invertebrado regulamentado deve obedecer a diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais e, quando disponível, deve ter sido aprovado por um comitê de ética apropriado. A Declaração de Basileia delineia princípios fundamentais a serem seguidos ao conduzir estudos em animais e o Conselho Internacional para Ciência de Animais de Laboratório (ICLAS) também publicou diretrizes éticas.

Uma declaração detalhando a conformidade com as diretrizes relevantes (por exemplo, a Lei de Animais (Procedimentos Científicos) revisada de 1986 no Reino Unido e Diretiva 2010/63/UE na Europa) e/ou aprovação ética (incluindo o nome do comitê de ética e o número de referência quando apropriado) deve ser incluído no manuscrito. Se um estudo tiver recebido a isenção de exigir aprovação ética, isso também deve ser detalhado no manuscrito (incluindo o nome do comitê de ética que concedeu a isenção e as razões para a isenção). O Editor levará em conta as questões de bem-estar animal e reserva-se o direito de rejeitar um manuscrito, especialmente se o estudo envolver protocolos inconsistentes com as normas comumente aceitas de estudo animal. Em casos raros, o editor pode entrar em contato com o comitê de ética para obter informações adicionais.

Para estudos experimentais envolvendo animais de propriedade do cliente, os autores também devem documentar o consentimento informado do cliente ou proprietário e a adesão a um alto padrão (melhor prática) de cuidados veterinários.

Estudos de campo e outros estudos não experimentais em animais devem obedecer a diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais e, quando disponíveis, devem ter sido aprovados por um comitê de ética apropriado. Uma declaração detalhando o cumprimento das diretrizes relevantes e/ou permissões apropriadas ou licenças deve ser incluída no manuscrito. Recomendamos que os autores cumpram a Convenção sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres e a Declaração de Política da IUCN sobre o Estudo que Envolve Espécies em Perigo de Extinção.

Estudos envolvendo plantas

O estudo experimental de plantas (cultivadas ou silvestres), incluindo a coleta de material vegetal, deve obedecer a diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais. Os estudos de campo devem ser conduzidos de acordo com a legislação local, e o manuscrito deve incluir uma declaração especificando as permissões e / ou licenças apropriadas. Recomendamos que os autores cumpram a Convenção sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres.

Os espécimes de comprovante devem ser depositados em um herbário público ou outra coleção pública que forneça acesso ao material depositado. Informações sobre o espécime do comprovante e quem o identificou devem ser incluídas no manuscrito.

Consentimento para publicação

Para todos os manuscritos que incluam detalhes, imagens ou vídeos relacionados a participantes individuais, o consentimento informado por escrito para a publicação destes deve ser obtido dos participantes (ou de seus pais ou responsável legal no caso de crianças menores de 18 anos) e uma declaração deve constar no manuscrito. Se o participante faleceu, o consentimento para publicação deve ser solicitado ao parente mais próximo do participante. Os autores podem usar o formulário de consentimento para obter o consentimento para publicação do (s) participante (s), ou um formulário de consentimento de sua própria instituição ou região, se preferirem. Esta documentação deve ser disponibilizada ao Editor, se solicitado, e será tratada confidencialmente. Nos casos em que as imagens são totalmente não identificáveis e não há detalhes sobre os indivíduos relatados no manuscrito, o consentimento para a publicação de imagens pode não ser solicitado. A decisão final sobre se o consentimento para publicar é solicitado é do editor.

Histórico do periódico

O Journal of Human Growth and Development (JHGD) é uma revista on-line que fornece acesso a alta qualidade e acesso livre e publicação gratuita. Foi fundado em 1991 pelo professor Arnaldo Augusto Franco de Siqueira.

O Dr. Arnaldo atuou como Editor-Chefe da revista entre 1991 e 2010. Atualmente, Dr. Luiz Carlos de Abreu é o editor-chefe do periódico.

O tempo médio entre a submissão e a decisão final é de 90 dias e o tempo médio entre a aceitação e a publicação final é de 60 dias.