Pais fumantes: o que pensam seus filhos?

Autores

  • Ana Maria Cavalcanti Lefèvre Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo
  • Isabel Maria Bicudo Pereira Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Neusa Guaraciaba dos Santos Oliveira Universidade de São Paulo
  • Fernando Lefèvre Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Glacilda Telles de Menezes Stewien Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Antonio Pedro Mirra Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Registro de Câncer
  • Ana Paula Cavalcanti Simioni Universidade de São Paulo; EACH

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19791

Palavras-chave:

Tabagismo, Fumante passivo, Discurso do sujeito coletivo

Resumo

A presente pesquisa¹ foi realizada com a finalidade de alcançar uma melhor comprensão da dinâmica familiar em lares de pais fumantes. O foco está no relacionamento entre pais fumantes e seus filhos e o ponto central é o fato do tabagismo passivo ser a terceira maior causa de morte evitável no mundo. Fizeram parte do estudo 41 crianças e 22 adultos. A opção metodológica é de corte quali-quantitativo, sendo utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Na pesquisa com as crianças, ressaltou-se que pais fumantes poderiam levar os filhos a fumar; entretanto a maioria das crianças entrevistadas declarou que não pretende fumar e a razão mais freqüentemente apontada foi o medo das doenças e mesmo da morte. Parte considerável das crianças declara que os pais fumam em sua presença e se revelaram incomodadas com isso. Os pais dizem não fumar na presença dos filhos, percebendo-se uma consciência dos males do cigarro para o fumante passivo. Por se tratar de um estudo inicial, com uma amostra pequena, as conclusões não podem ser generalizadas para todo tipo de pré-adolescentes desta faixa etária, nem mesmo para a população de escolares desta mesma faixa etária. Ressalte-se, no entanto, que de um ponto de vista qualitativo, os resultados sugerem uma ampla variedade de temas e sub temas a serem explorados em pesquisas posteriores.

Referências

Rosemberg J. Tabagismo: sério problema de saúde pública. São Paulo: Edusp; 1981.

Mahler H. Tabaco o salud: elija la salud. Foro Mund Salud. 1988;9:80-5.

Ferreira S, Souza RB, Sant’Anna CC. Saúde pulmonar e tabagismo passivo em amostra de escolares na cidade do Rio de Janeiro: estudo piloto. Arq Bras Med. 1993;67(3):202-7.

Kumar M, Melville GN. Effects of parental smoking on ventilatory function in children. Am Rev Respir Dis. 1983;127(2):187.

Rosemberg J. Nocividade à saúde das crianças, conseqüente do tabagismo dos pais. AMB Rev Assoc Med Bras. 1985;31(1-2):2-6.

Kurz H, Frischer T, Huber WD, Gotz M. Adverse health effects in children caused by passive smoking. Wien Med Wochenschr.1994;144(22-23):531-4.

Candeias NMF, Marcondes RS. Diagnóstico em educação em saúde: um modelo para ensinar as relações entre atitudes e práticas na área da saúde pública. Rev Saúde Pública. 1979;13(2):63-8.

Green LW, Kreuter MW. Health promotion planning: an educational and environmental approach. Mountain View (CA): Mayfield Publishing; 1991.

Bott M, Cobb AK, Scheibmeir MS, O’Connell KA. Quitting: smokers relate their experiences. Qual Health Res. 1997;7(2):255-69.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco; 1992.

Minayo MCS, organizador. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 1994.

Simioni AMC, Lefèvre F, Bicudo Pereira IMT. Metodologia qualitativa e as pesquisas em saúde coletiva: considerações teóricas e instrumentais. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Prática de Saúde Pública; 1996.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: Educs; 2003.

Rezende ALM, Alonso ILK. O perfil do pai cuidador. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. 1995;5(1-2):66-81.

Marcuse H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar; 1977.

Downloads

Publicado

2006-08-01

Edição

Seção

Pesquisa Original