Discutindo o cuidado ao recém-nascido e sua família no método mãe-canguru

Autores

  • Juliana de O. Freitas Universidade Federal da Bahia; Escola de Enfermagem
  • Climene L. de Camargo Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Publica

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19794

Palavras-chave:

Método mãe-canguru, Recém-nascido prematuro, Enfermagem neonatal

Resumo

A permanência de recém-nascidos prematuros ou com muito baixo peso por tempo prolongado nas unidades neonatais até alcançarem o peso ideal para alta hospitalar caracteriza uma situação que pode trazer implicações para a saúde da puérpera e de seu bebê, tais como desestímulo ao aleitamento materno; rompimento do vínculo afetivo, e risco aumentado para infecções. Com o Método Mãe-Canguru (MMC), os RN prematuros e de baixo peso passam a ter contato direto com a mãe, desde o momento em que apresentem condições clínicas estáveis. Com o desenvolvimento e a estabilidade clínica do recém-nascido, o contato pele a pele é iniciado e o bebê permanece junto à mãe numa bolsa semelhante à de um canguru. Dentro do processo de implementação do Método Mãe-Canguru no Brasil, a enfermagem tem contribuído para o sucesso deste programa a partir de uma assistência pautada no envolvimento, dedicação e humanização do cuidado, proporcionando maior aproximação entre a família, o bebê prematuro e a equipe de saúde. Este artigo discute o cuidado de enfermagem ao recém-nascido e sua família no MMC e as dificuldades encontradas na prática para inserção da mãe e seu filho neste método de assistência, com base na experiência de um serviço. Tem a finalidade de promover uma reflexão sobre o papel da enfermagem no MMC, assim como apontar algumas dificuldades encontradas na aplicação do método.

Referências

Montagu A. Tocar: o significado humano da pele. 8ª ed. São Paulo: Summus; 1988.

Klaus MH, Kennel JH. Pais/bebê: a formação do apego. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993.

Ministério da Saúde. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: método mãe-canguru. Brasília (DF); 2002.

Gaíva MAM, Gomes MMF. Cuidando do neonato: uma abordagem de enfermagem. Goiânia: AB; 2003.

Charpak N, Calume ZF, Hamel A. O método mãe-canguru. Rio de janeiro: McGraw-Hill; 1996.

Oliveira ND. Como o Brasil trabalha o método mãe canguru. Disponível em: http://www.metodocanguru.org.br/historico.htm [acesso em 16 abr 2006].

Waldow VR. O cuidado humano: o resgate necessário. Porto Alegre: Seagra Luzzatto; 1998.

Leone CL. Epidemiologia, desafios e perspectivas. In: Costa HPF, Marba ST, coordenadores. O recém-nascido de muito baixo peso. São Paulo: Atheneu; 2004. p. 3-10.

Fontes JAS, organizador. Perinatologia social. São Paulo: Fundo Editorial BYK Proceinx; 1984.

Verissimo MDLR, Sigaud CHS. O processo de cuidar centrado na criança. In: Verissimo MDLR, Sigaud CHS, organizadores. Enfermagem pediátrica: o cuidado de enfermagem à criança e ao adolescente. São Paulo: EPU; 1996. p. 83-7.

Ferreira L, Vieira CS. A influência do método canguru na recuperação do recém-nascido e munidade de terapia intensiva neonatal: uma revisão de literatura. Acta Sci, Health Sci. 2003;25(1):41-50.

Rego JD. Assistência aos pais de recém-nascidos prematuros, doentes, malformados. [S.l.]: Nestlé – Serviço de Informação Científica;1991. (Temas de Pediatria, n. 48).

Daré Junior S, Imamura PE, Figueira BB, Fernandes GC. Humanização e abordagem desenvolvimentista nos cuidados ao recém-nascido de muito baixo peso. In: Costa HPF, Marba ST, coordenadores. O recém-nascido de muito baixo peso. São Paulo: Atheneu; 2004.p. 85-102.

Alves AMA. Quando o bebê que chega não é o sonhado. In: Figueiredo NMA. Ensinando a cuidar da mulher, do homem e do recém-nascido. São Paulo: Difusão Paulista de Enfermagem; 2003.

Xavier CC. O método cuidado mãe canguru [texto na Internet]. Belo Horizonte: Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG; 2004 [acesso em 18 abr2006]. Disponível em: http://www.medicina.ufmg.br/edump/ped/canguru.htm.

Toma TS. Método mãe canguru: o papel dos serviços de saúde e das redes familiares no sucesso do programa. Cad Saúde Pública.2003;19(Supl 2):233-42.

Bittar RE, Zugaib M. Parto prematuro: fatores predisponentes e prevenção. In: Marcondes E, Vaz FAC, Ramos JLA, Okay Y, coordenadores. Pediatria básica: pediatria geral e neonatal. 9ªed. São Paulo: Sarvier; 2002. p. 337-45.

Rea MF, Toma TS. Assistência canguru: desenvolvimento de um projeto piloto na cidade de São Paulo e estudo de custo-efetividade: relatório técnico. São Paulo: Instituto de Saúde; 1997.

Downloads

Publicado

2006-08-01

Edição

Seção

Relato de Experiência