Análise da compreensão de pais acerca do Teste do Pezinho

Autores

  • Mariana G Garcia Universidade Federal do Pará; Departamento de Psicologia Social e Escolar
  • Eleonora A P Ferreira Universidade Federal do Pará; Departamento de Psicologia Social e Escolar
  • Fabiana P S de Oliveira Universidade Federal do Pará; Departamento de Psicologia Social e Escolar

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19810

Palavras-chave:

Teste do pezinho, Triagem neonatal, Psicologia pediátrica, Prevenção

Resumo

A Triagem Neonatal, mais conhecida como o Teste do Pezinho, é uma estratégia de saúde pública que visa à prevenção de seqüelas, como o retardo mental provocado por hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria. Estas patologias apresentam-se freqüentemente assintomáticas nos primeiros meses de vida da criança. Entretanto, se forem diagnosticadas precocemente, existe alta probabilidade do tratamento prevenir suas graves conseqüências. O público-alvo da triagem são os recém-nascidos de 0 a 30 dias de vida, e os seus cuidadores primários desempenham papel crucial para que a prevenção ocorra. O objetivo desse trabalho foi fazer um levantamento das características da clientela atendida por um serviço de referência em Triagem Neonatal localizado na cidade de Belém-PA, e avaliar a compreensão dos pais e/ou cuidadores sobre a importância da realização do Teste do Pezinho. Aplicou-se um questionário para 200 participantes que concordaram em responder a um roteiro de entrevista e foi verificado se houve retorno para buscar o resultado do teste. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes não possuía um bom entendimento sobre a importância do teste como recurso para promover prevenção em saúde da criança.

Referências

Ministério da Saúde. Manual de normas técnicas e rotinas operacionais do programa de triagem neonatal. Brasília (DF); 2002.

Giusti MMC. A iniciativa pioneira da APAE em São Paulo. In: Medeiros Neto G, organizador. Hipotireoidismo congênito no Brasil: como era, como estamos, para onde vamos. São Paulo: Instituto da Tireóide; 2004.p. 31-6.

Carvalho TM. Programa nacional de triagem neonatal: um novo enfoque como programa de saúde pública. In: Medeiros Neto G, organizador. Hipotireoidismo congênito no Brasil: como era, como estamos, para onde vamos. São Paulo, SP: Instituto da Tireóide;2004. p. 15-23.

Ministério da Saúde do Brasil. Portaria Ministerial no 822, de 06 de junho de 2001. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Triagem Neonatal – PNTN. [acesso em 6 mar 2004].Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2001/GM/GM-822.htm.

Setian N. Hipotireoidismo congênito. In: Setian N, editor. Endocrinologia pediátrica: aspectos físicos e metabólicos do recém-nascido ao adolescente. 2a ed. São Paulo: Sarvier; 2002. p. 259-68.

Johnson SB, Milstein SG. Prevention opportunities in health care settings. Am Psychol. 2003;58(67):475-81.

Guimarães SS. Psicologia da saúde e doenças crônicas. In: Kerbauy RR, organizador. Comportamento e saúde: explorando alternativas. Santo André: ArtBytes; 1999. p. 22-45.

Witter GP. Produção científica sobre estresse e prevenção. In: Witter GP, organizador. Psicologia: tópicos gerais. Campinas: Alínea; 2002. p. 239-55.

Casseb MS. Prevenção em diabetes: efeito do treino de auto monitoração na redução de fatores de risco [projeto de qualificação de mestrado - Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento]. Belém: Universidade Federal do Pará; 2004.

Wallack L, Winkleby M. Primary prevention: a new look at basic concepts. Soc Sci Med.1987;25(8):923-30.

Berlinguer G. Bioética da prevenção. Bioética.1994;2(2):117-22.

Abreu-Rodrigues J, Sanabio-Heck ET. Instruções e auto-instruções: contribuições da pesquisa básica. In: Abreu CN, Guilhardi HJ, organizadores. Terapia comportamental e cognitivo-comportamental. São Paulo: Roca;2005. p. 152-68.

Albuquerque LC. Definições de regras. In: Guilhardi HJ, organizador. Sobre comportamento e cognição. Santo André: ESETec; 2001. p. 132-40.

Ayres M, Ayres Jr M, Ayres DL, Santos AS. Bio Estat 3.0: aplicações estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. Belém: Sociedade Civil Mamirauá; Brasília: CNPq;2003.

Downloads

Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original