Cosplayers como fenômeno psicossocial: do reflexo da cultura de massa ao desejo de ser herói

Autores

  • Leconte de Lisle Coelho Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sara Santos Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19815

Palavras-chave:

Cosplay, Animés, Mangás, Otakus, Cultura de massa, Juventude, Cultura japonesa

Resumo

Este estudo visou entender o que leva as pessoas a produzirem cosplays, ou seja, o que origina o comportamento de travestir-se como os heróis de desenhos animados e mangás, mais notadamente os animés (desenhos animados japoneses) e quais as conseqüências de tal motivação. A coleta de dados se deu entre o mês de outubro de 2003 e outubro de 2004 nas cidades de São Paulo (SP) e Aracaju (SE) sendo que a amostra contou com 26 participantes cuja média de idade era de 17,5 anos (DP = 3,42). Utilizou-se a análise qualitativa no formato de entrevistas para melhor detectar a ocorrência do fenômeno e sua explicação. Os resultados mostraram que os jovens seguem essa preferência porque isso os afasta do seu contexto cotidiano, ou seja, o fato de adotarem o perfil do personagem e de, principalmente, vestirem-se como eles encarnando-os, serviria como uma forma de busca por um bem-estar que ajudaria a manter o equilíbrio no dia a dia.

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Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original