Práticas educativas: a participação da mãe e da criança na determinação das atividades da rotina diária

Autores

  • Lúcia Vaz de Campos Moreira Universidade Católica do Salvador
  • Zélia Maria Mendes Biasoli-Alves Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19866

Palavras-chave:

Práticas educativas, pais e filhos, famílias urbanas de camada média

Resumo

A aquisição da independência da criança pode ser favorecida ou não pelas práticas de educação utilizadas pela família com ela. O presente artigo pretende descrever como mães de nível superior de escolaridade lidam com este aspecto na educação de seus filhos de dois a sete anos de idade. Com este objetivo foram entrevistadas 50 mães (25 residentes em uma cidade de porte médio localizada no interior de São Paulo e 25 moram na capital de um dos estados nordestinos). Foram utilizadas 43 questões do "Roteiro Reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha". Elas investigam se é a mãe, o filho ou ambos que direcionam as situações do dia-a-dia da criança. Os resultados revelam maior freqüência da determinação conjunta (cerca de 60%), ou seja, mãe e criança tendem a decidir, em conjunto, qual a direção da situação da rotina diária.

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Publicado

2008-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original