Crianças e adolescentes vítimas de queimaduras: caracterização de situações de risco ao desenvolvimento

Autores

  • Fabiana P. S. de Oliveira Universidade Federal do Pará; Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
  • Eleonora A. P. Ferreira Universidade Federal do Pará; Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
  • Shirley S. Carmona Universidade Federal do Pará; Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19899

Palavras-chave:

queimadura, crianças, adolescentes, prevenção, acidentes domésticos

Resumo

No Brasil acontece um milhão de casos de queimadura a cada ano, dos quais 40 mil demandam hospitalização. Ainda que o prognóstico para o tratamento da queimadura tenha melhorado nos últimos anos, ela ainda configura importante causa de mortalidade, além de resultar em morbidade pelo desenvolvimento de seqüelas. Este trabalho objetivou caracterizar a clientela pediátrica vítima de queimadura, atendida no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, PA, no período de um ano, e descrever os contextos em que os acidentes ocorreram, identificando situações de risco ao desenvolvimento do paciente. Participaram 164 acompanhantes de crianças/adolescentes vítimas de queimaduras. Utilizou-se: (a) roteiro de entrevista semi-estruturado com perguntas sobre dados sociodemográficos e questões referentes ao acidente que ocasionou a queimadura, e (b) roteiro de análise de prontuário. Os resultados apontam que a maioria das crianças/adolescentes vítimas de queimaduras era do sexo masculino (68%). A maioria permaneceu hospitalizada por um período igual ou inferior a 10 dias (n=53). O agente causador que apresentou maior freqüência foi líquido quente (56,71%), em crianças na faixa de 1 a 4 anos de idade. Os demais incluíam líquido inflamável, eletricidade, cinza e incêndio. Evidenciou-se a falta de conhecimento dos cuidadores acerca de características do desenvolvimento infantil, expondo a criança a condições de risco. Discute-se a possibilidade de programas de prevenção, tanto em nível primário (educação de pais sobre prevenção de acidentes domésticos), quanto em nível secundário e terciário (minimização das seqüelas resultantes da queimadura).

Referências

Bicho D, Pires A. Comportamentos de mães de crianças hospitalizadas devido a queimaduras. Análise Psicológica 2002;1(10): 115-129.

Macedo JLS, Rosa SC, Macedo KCS, Castro C. Fatores de risco da sepse em pacientes queimados. Rev Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 2005;32(4):173-177.

Rossi LA, Garcia TR, Chianca TM, Barrufini RCP. Queimaduras: características dos pacientes admitidos em um Hospital Escola de Riberão Preto. Rev Panamericana de Salud Pública. Pan Am J Public Health. 1998;2(4):401-404.

Black JM, Matssarin-Jacobs EM, Lukman S. Enfermagem médico-cirúrgica: uma abordagem Psicofisiológica. 4ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan. 1996.

Sociedade Brasileira de Queimaduras. Disponível no site: http://www.sbqueimaduras.org.br. Obtido em11 de julho de 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Informe Saúde. Ano VI, 152. 2002.

Rossi LA, Ferreira E, Costa ECFB, Bergamasco & Camargo EC. Prevenção de queimaduras: percepção de pacientes e de seus familiares. Rev Latino-Ame Enfermagem. 2003; 11(1):36-42.

Werneck GL, Reichenheim ME. Pediatrics burns and associated risk factors in Rio de Janeiro. Burns 1997; 23: 478-483.

Organização Não Governamental Criança Segura. Casa Segura: conheça os principais perigos no ambiente doméstico. Disponível no site: http://www.criancasegura.org.br. Obtido em 10de julho de 2006.

Costa DM, Abrantes MM, Lamounier JA, Lemos ATO. Estudo descritivo de queimaduras em crianças e adolescentes. Jornal de Pediatria 1999; 75(1):181-186.

Vale ECS. Primeiro atendimento em queimaduras: a abordagem do dermatologista. Anais Bras Dermatologia. 2005;80(1):9-19.

Nation M, Crusto C, Wandersman A, Kumpfer KL, Sybolt D, Morrissey-Kane E, Davino K. What Works in Prevention: Principles of effective prevention programs. American Psychologist 2003;58(67):449-456.

Wallack L, Winkleby M. Primary prevention: A new look at basic concepts. Social Science and Medicine 1987;25(8):923-930.

Johnson SB, Millstein SG. Prevention Opportunities in Health Care Settings. Am Psychologist. 2003; 58(67):475-481.

Casseb MS. Prevenção em diabetes: efeito do treino de automonitoração na redução de fatores de risco. Projeto de qualificação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisado Comportamento. Universidade Federal do Pará, 2004.

Miyazaki MCOS, Domingos NAM, Caballo VE. Psicologia da saúde: intervenções em hospitais públicos. In: Rangé B, organizador. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre, Rs: ArtMed. 2001.

Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível no site: http://www.eca.org.br/eca.htm#texto. Obtido em: 18 de julho de 2006.

Downloads

Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original