Jovens, imagens de si e a cidade: discursos em movimento

Autores

  • Déborah Levitan Universidade Federal de Santa Catarina; Curso de Psicologia
  • Janaína Rocha Furtado Universidade Federal de Santa Catarina; Curso de Psicologia
  • Andréa Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19918

Palavras-chave:

juventude, cidade, imagem de si, jovens, discurso

Resumo

A polifonia da cidade, na emergência dos ritmos e sentidos urbanos, as juventudes apresentam-se como vozes ativas que fazem falar ao urbano sobre suas necessidades e desejos. Compreender as relações existentes entre juventude e cidade, bem como os sentidos que permeiam este momento da vida para algumas jovens foi o objetivo deste trabalho. Realizou-se entrevistas com cinco jovens, de onze a quatorze anos, residentes em um bairro popular de Florianópolis/SC e seus discursos foram analisados a partir das contribuições de Bakhtin (1990) e Vygotski (2000). A leitura do material transcrito permitiu organizar as informações em unidades temáticas de análise, intituladas: Criança, jovem, adolescente? Não sei! Imagens de si; Vozes entrelaçadas: silêncios e gritos na juventude, e Jovens meninas: histórias e percursos num bairro popular de Florianópolis. Os resultados permitem compreender a trama intrincada das relações e vozes sociais que participam no processo de constituição da imagem de si das jovens investigadas e o modo como vão se apropriando das falas de muitos outros, o que se objetiva em seus discursos. Constatou-se, nesse sentido, que os discursos, de modo geral, revelam as múltiplas vozes, audíveis e inaudíveis, que constituem as condições singulares/coletivas das jovens entrevistadas e que são (re)produzidas nos espaços onde vivem, sendo a Associação de Moradores um dos lugares mais significativos para sua constituição como sujeitos.

Referências

Abramo HW. Cenas juvenis, punks, darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta; 1994.

Abramo HW, Freitas MV, Sposito MP (orgs.). Juventude em debate. São Paulo: Cortez; 2000.

Abramovay M, Waisselfisz JJ, Andrade CC, Rua M Gangues, galeras, chega dose rappers: juventude, violência e cidadania nas cidades da periferia de Brasília. Rio de Janeiro: UNESCO, Instituto Ayrton Senna, Setur e Gramond; 1999.

Castro MG, Abramovay M, Rua MG, Andrade E. Cultivando vida, desarmando violências: experiências em educação, cultura, lazer, esporte e cidadania com jovens em situações de pobreza. Brasília: UNESCO, Brasil Telecom, Fundação Kellog, Banco Interamericano de Desenvolvimento; 2001.

Mynaio MCS, Assis SG, Souza ER. Fala galera: juventude, violência e cidadania na cidade do Rio de Janeiro. Brasília: UNESCO, Instituto Ayrton Senna, Fundação Ford, Fundação Osvaldo Cruze Garamond; 1999.

Coimbra CC, Bocco F, Nascimento ML. Subvertendo o conceito de adolescência. Arquivos Bras Psicologia. 2005;57(1):2-11.

Dayrell J. O jovem como sujeito social. In: Rev Bras Educação. 2003, 24: 40-52.

Abramo HW. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: Abramo HW, Branco PPM (orgs). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo; 2005; p.37-72.

Borges CAM. Rede e inclusão social. In:2º congresso brasileiro de extensão universitária; 2004 Set 12 -15; Belo Horizonte/MG. Anais do 2º congresso brasileiro de extensão universitária; 2004 Set 12 -15; Belo Horizonte/MG.

Azeredo B. Estratégia social em favelas e periferias urbanas. In: XV fórum nacional – o novo governo, novas prioridades e crescimento sustentado, 2003 Maio; Rio de Janeiro. Anais do XV fórum nacional – o novo governo, novas prioridades e crescimento sustentado; 2003 Maio; Rio de janeiro, p.1-24.

Castells M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. II: o poder da identidade. São Paulo: paz e terra; 1999.

Coimbra C. Operação Rio: o mito das classes perigosas, um estudo sobre a violência urbana, a mídia impressa e os discursos de segurança pública. Niterói: intertexto/oficina do autor; 2001.

Ministério da Saúde. Marco Legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

Triviños ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas; 1987.

Bakhtin M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec; 1990.

Vigotski LS. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: visor distribuciones; 2000.

Traverso-yépez M. Os discursos e a dimensão simbólica: uma forma de abordagem à psicologia social. Estudos de psicologia; 1999, 4(1): 39-59.

Fischer RMB. Mídia e juventude: experiências do público e do privado na cultura. Cad. Cedes, Campinas; 2005; 25(65): 43-58.

Bourdieu P. (org.). A miséria do mundo. 5. Ed. Petrópolis: vozes; 2003.

Carvalho LA, Lobo E, Stanley M. Questão Habitacional e Movimento Operário. Rio de Janeiro: UFRJ; 1989.

Bakhtin M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec e fundação para o desenvolvimento da UNESP; 1988.

Downloads

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Pesquisa Original