Parto cesárea em gravidez decorrente de estupro

Autores

  • Maria Auxiliadora Figueredo Vertamatti Programa de Atenção a Violência e Abuso Sexual de São Bernardo do Campo
  • Jonathan Vinicius Lourenço Souza Faculdade de Medicina do ABC; Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
  • Silvia Vieira Programa de Atenção a Violência e Abuso Sexual de São Bernardo do Campo
  • Ana Paula Ohata Programa de Atenção a Violência e Abuso Sexual de São Bernardo do Campo
  • Mauro Sancovski Faculdade de Medicina do ABC; Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
  • Luiz Carlos de Abreu Programa de Atenção a Violência e Abuso Sexual de São Bernardo do Campo
  • Caio Parente Barbosa Programa de Atenção a Violência e Abuso Sexual de São Bernardo do Campo

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19922

Palavras-chave:

violência sexual, estupro, gravidez, cesárea

Resumo

A violência sexual é um dos mais ultrajantes tipos de violação dos direitos humanos, e além de suas conseqüências psicológicas, expõe a vítima ao risco de traumatismos genitais, extragenitais, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Esta última traz um fardo ainda maior à mulher vitimada, que se depara com a difícil decisão sobre a manutenção ou não da gestação. A literatura tem demonstrado que na maioria dos casos que evoluem para o parto, a via mais recorrente tem sido a cesárea, o que nos motiva a discutir as razões envolvidas nesta prática. RELATO DE CASO: M.C.F.L., 32 anos, natural de Pernambuco, procedente de São Bernardo do Campo, quatro gestações anteriores (três partos vaginais e um cesárea). Vítima de agressões físicas e sexuais pelo pai de seus filhos, fugiu para morar com parentes em Pernambuco, onde foi estuprada por homem desconhecido. Retornou então para São Bernardo, descobrindo estar grávida do agressor, e passou a ser perseguida pelo ex-marido. Neste cenário a paciente, na 37ª semana de gestação, é atendida pelo Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual da Faculdade de Medicina do ABC (PAVAS-SBC), manifestando o desejo de não enfrentar o processo de parto por via vaginal, visto tratar-se de um filho que não consegue aceitar como seu. COMENTÁRIOS: a maioria dos casos de gestação decorrente de abuso sexual ocorre em adolescentes, sendo indicada a cesárea pela desproporção cefalopélvica e imaturidade para compreensão do trabalho de parto. A evolução de uma gestação, incluindo o momento do parto, exigem grande estabilidade emocional da mulher, condição esta minimizada ou ausente naquela agredida sexualmente, o que explica o grande sofrimento trazido pela paciente em questão, fator determinante na indicação de cesárea. É preciso valorizar o contexto social e psicológico em que essa paciente está inserida, a fim de compreender suas angústias e frustrações.

Referências

Brasil Ministério da Saúde. Indicadores de Mortalidade. C3. Razão de mortalidade materna. At: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2006/c03.htm>.

Laurenti R, Mello Jorge MH GotliebSld. Maternal mortality in Brazilian state capitals: some characteristics and estimates for an adjustment factor. Rev Bras Epidemiologia 2004;7(4):449–60.

Abouzahr C, Wardlaw T. Maternal mortality at the end of a decade: signs of progress? Bulletin of World Health Organization 2001;79(6):561-73. At:.

Brasil Ministério da Saúde. Informa da Atenção Básica. Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal. Ano V. Maio/junho 2004. At:<http://dtr2004.saude.gov.br/dab/documentos/informes/psfinfo22.pdf>.

Brasil Agência Brasil. Brasil não alcança metade da meta de redução da mortalidade materna. 28 May 2007. At:.

Barros FC, Victora CG, Barros AJD, et al. The challenge of reducing neonatal mortality in middle-income countries: findings from three Brazilian birth cohorts, 1982-1993-2004. Lancet. 2005;365:847–54.

Brasil Ministério da Saúde . Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS-2006).http://bvsms.saude.gov.br/bvs/pnds/img/relatorio_final_pnds2006.pdf

Diniz CSG, Souza CM, Portella AP. Nunca como nossas mães!: Brasil -escolhas reprodutivas e a emergência da cidadania entre trabalhadoras rurais, trabalhadoras domésticas e donas-de-casa. domésticas e donas de casa no Brasil. In: R. Petchesky K Judd. (Org.). Negociando Direitos Reprodutivos: perspectivas das mulheres em diferentes países e culturas. 1 ed. Recife: SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia, 2005, v. 1, p. 53-92.

Althabe F, Belizán J. Caesarean section: the paradox. Lancet. 2006;368(9546):1472-73.

Villar J, Valladares E, Wojdyla D, et al. Caesarean delivery rates and pregnancy outcomes: the 2005 WHO global survey on maternal and perinatal health in Latin America. Lancet. 2006;367(9525):1819-29.

Downloads

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Relato de Caso