Entre a cruz e a espada

Autores

  • Adriana Pinto de Mello IPF; Projeto Qorpo Santo; Grupo de Trabalho para Reabilitação Psicossocial dos Paeientes

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19949

Palavras-chave:

psiquiatria, política social, psiquiatria comunitária

Resumo

Este trabalho é o relato da história e das atividades do Projeto Qorpo Santo, um projeto coletivo e interinstitucional que se propõe a construir alternativas de desinternação e de reinserção na comunidade para os pacientes longamente internados, em cumprimento de Medida de Segurança, no Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso (IPF), em Porto Alegre/RS. Trata-se de uma experiência na qual a existência de diferentes olhares aponta possibilidades diversas de leituras e intervenções. Tendo como referencial a Lei da Reforma Psiquiátrica, o trabalho procura problematizar a atenção em saúde mental ao paciente judiciário. A direção proposta é, por um lado, a promoção da autonomia do paciente, o resgate da sua palavra, a sua responsabilização pelos seus atos e suas escolhas e, por outro, o reconhecirnento do paciente judiciário como cidadão, usuário de sistema de saúde e sujeito de direitos.

Referências

Amarante P. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

Barros FO. PAI-PJ - Projeto de Atenção Interdisciplinar ao Paciente Judiciário. Cadernos de Textos. III Conferência Nacional de Saúde Mental. Ministério da Saúde. Brasília, dezembro de 2001.

Brasil. Ministério da Saúde/Ministério da Justiça. Seminário Nacional para a Reorientação dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico: Relatório Final. Brasília, setembro de 2002.

Lancetti A. Clínica Peripatética São Paulo: Hucitec, 2006.

Legislação em Saúde Mental: 1990-2004. Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

Lobosque AM. Experiências da Loucura Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

Rauter C. Criminologia e Subjetividade no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original