Investigação da noção de conservação de quantidades discretas em pré-escolares nascidos prematuros e a termo por meio do jogo de dominó

Autores

  • Daiana Stursa Universidade Federal do Espírito Santo; Programa de Pós-graduação em Psicologia
  • Sávio Silveira de Queiroz Universidade Federal do Espírito Santo; Programa de Pós-graduação em Psicologia
  • Sônia Regina Fiorim Enumo Universidade Federal do Espírito Santo; Programa de Pós-graduação em Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19962

Palavras-chave:

Prematuridade, baixo peso ao nascimento, noção de conservação, jogo de dominó, epistemologia genética

Resumo

Considera-se prematuridade e baixo peso como elementos de risco ao desenvolvimento em seus aspectos neurológico, cognitivo, sensorial e motor infantil. A literatura aponta a Matemática como a área acadêmica mais prejudicada para o recém-nascido prematuro e com baixo peso em idade pré-escolar. Esta pesquisa investigou se crianças na faixa etária de cinco a cinco anos e 11 meses, nascidas prematuras e com baixo peso, apresentam a noção de conservação de quantidades discretas. Para isso, avaliou-se 24 crianças; 12 nascidas prematuras e com baixo peso (G1 - PT-BP) e 12 crianças nascidas a termo e com peso acima de 2.500 gramas (G2 - AT), por meio da Prova Operatória Piagetiana de Correspondência termo a termo e do jogo de Dominó. O procedimento de coleta de dados foi realizado em quatro sessões filmadas - uma para aplicação da Prova Operatória piagetiana e três para partidas de Dominó. Durante a coleta efetuou-se perguntas baseadas no Método Clínico piagetiano. Os dados foram tratados por análises descritivas e estatísticas. Os resultados apontaram desempenhos semelhantes entre os participantes de G1 (PT-BP) e G2 (AT) nos dois instrumentos utilizados, e que a noção de conservação de quantidades discretas não está plenamente construída, em relação ao esperado para a idade, segundo parâmetros da Epistemologia Genética.

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Publicado

2010-08-01

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