Desempenho de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nos processos de leitura

Autores

  • Adriana Marques de Oliveira Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências; Programa de Pós Graduação em Educação
  • Monique Herrera Cardoso Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências; Departamento de Fonoaudiologia
  • Fábio Henrique Pinheiro Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências; Programa de Pós Graduação em Educação
  • Giseli Donadon Germano Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Simone Aparecida Capellini Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências; Departamento de Fonoaudiologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20022

Palavras-chave:

leitura, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Resumo

Este estudo tem por objetivos caracterizar e comparar o desempenho de escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia e TDAH com escolares com bom desempenho acadêmico nos processos de leitura. Participaram 60 escolares de ambos os gêneros, de 2ª a 4ª série do ensino fundamental, divididos da seguinte forma: GI, 20 escolares com dislexia; GII, 20 escolares com TDAH, e GIII, 20 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados segundo gênero, faixa etária e escolaridade com o GI e o GII. Os escolares foram submetidos à aplicação das provas de Avaliação dos Processos de Leitura - PROLEC, composta pelos processos de identificação de letras, léxico, sintático e semântico. Os resultados evidenciaram que os escolares do GIII apresentaram desempenho superior em relação ao GI e ao GII. Os escolares do GI e do GII apresentaram diferença estatisticamente significante apenas nas provas de leitura de palavras não frequentes e leitura de não palavras do processo léxico. A dificuldade apresentada pelo GI e pelo GII nas provas do PROLEC pode ser justificada pela dificuldade de codificação e decodificação de símbolos. Nos escolares com TDAH, essa alteração se deve ao comprometimento da interação entre o processamento visual, linguístico, atencional e auditivo, e nos escolares com dislexia é em decorrência de falha no processo de mediação fonológica, que depende da utilização do conhecimento das regras de conversão grafema-fonema para a construção da leitura da palavra. Essas alterações comprometem a realização da leitura e a compreensão do material lido.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais