Análise da relação entre a habilidade de integração visuo-motora e o desempenho escolar

Autores

  • Débora Morais Pereira Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Rita de Cássia Tibério Araújo Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Ligia Maria Presumido Braccialli Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências; Departamento de Educação Especial

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20033

Palavras-chave:

percepção visual, educação

Resumo

A integração visuo-motora é uma habilidade que envolve a percepção visual e a coordenação olho-mão. Alterações da habilidade perceptiva ou da capacidade de organização motora podem refletir em dificuldades de aprendizado da leitura, escrita e matemática. Este trabalho objetivou verificar a existência de relação entre a habilidade de integração visuo-motora e o desempenho escolar, bem como identificar se a habilidade de percepção visual correlaciona-se com o desempenho na atividade de leitura e se a habilidade de coordenação motora correlaciona-se com o desempenho na atividade de escrita. Participaram do estudo 77 alunos do 2º. ano do ensino fundamental de uma escola pública. Para a coleta de dados foram utilizados o Teste do Desenvolvimento da Integração Visuo-Motora e o Teste de Desempenho Escolar. Os resultados mostraram correlação significante entre a habilidade de integração visuo-motora e o desempenho em atividades de leitura (r = 0,230; p = 0,044), escrita (r = 0,244; p= 0,033) e aritmética (r = 0,277; p= 0,015); correlação significante entre a habilidade de percepção visual e leitura (r = 0,407; p = 0) e correlação significante entre a habilidade motora e a escrita com letra cursiva (p = 0,039). Os resultados deste estudo estão em consonância com os da literatura, no que diz respeito à constatação da influência das habilidades de integração visuo-motora, percepção visual e coordenação motora sobre o desempenho do aluno nas atividades escolares.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original