Desempenho cognitivo-linguístico e em leitura de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Autores

  • Cláudia da Silva Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências; Programa de Pós Graduação em Educação
  • Vera Lúcia Orlandi Cunha Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências; Programa de Pós Graduação em Educação
  • Simone Aparecida Capellini Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências; Programa de Pós Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20037

Palavras-chave:

aprendizagem, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, leitura

Resumo

OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi comparar o desempenho cognitivo-linguístico e em leitura de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade com escolares sem queixa de transtornos comportamentais e/ou de aprendizagem. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares de 5° a 8° ano do ensino fundamental. Os escolares foram divididos em dois: Grupo I (GI): composto por 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e Grupo II (GII): composto por 10 escolares sem queixa de transtornos comportamentais e/ou de aprendizagem. Como procedimento foi realizado o Teste de habilidades metalinguísticas e leitura (PROHMELE), composto de testes de identificação de sílabas e fonemas, manipulação de sílabas e fonemas, repetição de pseudopalavras e leitura. RESULTADOS: os resultados apresentaram diferença estatisticamente significante entre GI e GII, demonstrando que os escolares do grupo GI apresentaram desempenho superior quando comparados com os escolares do grupo GII. CONCLUSÃO: de acordo com os resultados deste estudo podemos concluir que as dificuldades apresentadas por escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade podem ser atribuídas à desatenção, hiperatividade e desorganização, característica do próprio diagnóstico, e não a uma desordem de linguagem de base fonológica.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original