Excesso de peso em pré-escolares: análise de uma intervenção possível

Autores

  • Viviane Gabriela Nascimento Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Emanuel Péricles Salvador Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Janaína Paula Costa da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Ciro João Bertoli Universidade de Taubaté; Departamento de Medicina
  • Marcia de Toledo Blake Universidade Federal do Pará
  • Claudio Leone Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Materno-Infantil

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20044

Palavras-chave:

pré-escolar, excesso de peso, intervenção nutricional, creches, atividade física

Resumo

INTRODUÇÃO: a obesidade vem aumentando progressivamente na infância. Em resposta a essa tendência, diversas instituições têm realizado programas de prevenção à obesidade infantil. OBJETIVO: elaborar um projeto de intervenção voltado para a prevenção do excesso de peso de crianças de 2 e 3 anos de idade de creches públicas e analisar a viabilidade de sua implantação. MÉTODO: foram sorteadas probabilisticamente nove creches: quatro compondo a amostra objeto da intervenção e cinco para o grupo sem intervenção. Realizaram-se observações sistematizadas para reconhecimento da rotina de alimentação e de atividades físicas nas creches, a partir das quais se delineou e implantou uma intervenção. Foi pré-estabelecido que a intervenção devesse ser simples, de baixo custo, praticamente não elevar a carga de trabalho local e resultar num processo participativo. RESULTADOS: a alimentação era programada pela empresa de merenda escolar terceirizada pela Prefeitura, que oferecia porções superdimensionadas. As atividades físicas eram restritas e sem programação regular. A intervenção nutricional adequou às porções oferecidas no almoço, inclusive evitando a repetição da refeição. Para as atividades físicas, estabeleceu-se que seriam diárias, com 30 minutos de duração e de elevado gasto energético. Todas as alterações foram elaboradas e implantadas com participação efetiva do pessoal das creches em, no máximo, 12 semanas. CONCLUSÃO: é possível elaborar e implantar uma intervenção simples, feita sob medida para a realidade local de creches, visando a melhoria do estado nutricional das crianças em idade pré-escolar.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original