Praticas de educação da criança na família: a emergência do saber técnico-científico

Autores

  • Zélia M. M. Biasoli-Alves
  • Regina H. L. Caldana
  • Maria Helena G. F. Dias da Silva

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38384

Palavras-chave:

práticas de educação, criança, família, saber técnico-científico.

Resumo

Face ao grande conjunto de dúvidas e inseguranças evidenciadas pelos adultos quando se deparam com a tarefa de educar as gerações mais novas, propôs-se este estudo contribuir para o aprofundamento da análise do processo de alteração das concepções que norteiam as atitudes assumidas pelos socializadores, ao longo deste século no Brasil, ai incluidos os fatores a ela associados bem como as orientações que costumam procurar. Dados de três pesquisas são analisados, e eles têm por base o relato oral e/ou a informação veiculada pela imprensa escrita. Os resultados mostram o surgimento e a busca do Conhecimento Cientifico a partir da década de 50, que se faz acompanhar de alterações profundas nas formas de criar e educar crianças na familia e permitem que se levante explicações para o faro de, na sociedade brasileira contemporânea, os pais terem tantas dúvidas quanto à melhor maneira de educar sua prole.

Biografia do Autor

  • Zélia M. M. Biasoli-Alves
    Prof Associado Depto. Psicologia e Educação - FFCL RP USP
  • Regina H. L. Caldana
    Prof. Assistente Depto. Psicologia e Educação - FFCL RP USP
  • Maria Helena G. F. Dias da Silva
    Prof. Dr. do Depto. de Didática - FLCH - UNESP - Araraquara

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Publicado

1997-06-19

Edição

Seção

Original/Atualização