Opacidade e visibilidade da paternidade na reprodução adolescente

Autores

  • Alberto Olavo Advíncula Reis

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38566

Palavras-chave:

paternidade adolescente, adolescente grávida, saúde pública.

Resumo

O presente trabalho visa, através da análise de textos de divulgação científica, identificar as condições epistemológicos que propiciaram a emergência da questão da paternidade adolescente no âmbito das preocupações da Saúde Pública referentes à gravidez e à maternidade juvenis. Além disto, a investigação em pauta enseja promover uma reflexão destinada a elucidar o papel desempenhado pela ocultação do tema da paternidade nos textos científicos que têm, como objeto, o processo reprodutivo da mulher adolescente.

Biografia do Autor

  • Alberto Olavo Advíncula Reis
    Professor Doutor do Departamento de Saúde Materno-infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Referências

Alvarenga AT. O Conceito de Risco na Área Materno-Infantil: Considerações Teórico Metodológicas e de Aplicação. São Paulo, 1984. [Tese de Doutorado, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo].

Bardin L. Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70, 1980, p. 9.

Donnangelo MCF, Perreira L. Saúde e Sociedade. São Paulo, Duas Cidades,1976, p. 80.

Kuhn TS. A estrutura das revoluções cientificas, São Paulo, Editora Perspectiva,1978.

Organización Panamericana de la Salud. El Embarazo y el Aborto en la Adolescencia. Genebra, Organizacion Mundialde la Salud.

Pitt E. Targeting the Adolescent Male, Journal of Community Health, 11(1): 45-8, 1986.

Reis AOA. A saúde pública face à adolescente grávida. In: “Simpósio Franco-Brasileiro sobre prevenção da mortalidade materna com ênfase na gravidez na adolescência”. Anais. São Paulo, Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP. 1992.

Reis AO. A O discurso da saúde pública sobrea adolescente grávida: Avatares. São Paulo,1993. [Tese de Doutorado, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo].

Reis AOA, Zioni FG. O Papel do feminino na construção do conceito de adolescência. Rev Saúde Pública, 27(6): 472-77,1994.

Reis AO. A Análise metafórico-metonímica do processo de constituição do pensamento da saúde pública acerca da adolescente grávida: os anos 60. Cad. de Saúde Pública, 14(1): 115-123, 1998.

Robison BE. Teenage pregnancy from the father’s perspective. American Journal of Orthopsychiatry, 58(1): 46-51, 1988.

Soares MB. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília. Reduc II, 1988.

Downloads

Publicado

1997-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização